Saiba o que colocar no currículo caso você não tenha experiência
A realidade do mercado de trabalho, muitas vezes, pode ser assustadora para aqueles que estão se lançando em busca de sua primeira oportunidade profissional. A falta de experiência, inerente a esta etapa da vida, costuma causar insegurança e dúvidas sobre como elaborar um currículo atraente para os recrutadores.
Contudo, segundo o headhunter David Braga, da Prime Talent, os novatos podem, sim, construir um bom currículo, mesmo sem ter uma longa trajetória no mundo corporativo. Isso se deve, em grande parte, à valorização de outras experiências além das profissionais.
“Informe sobre trabalho voluntário, cursos e estágios. Relate experiências, como viagens e intercâmbio”, orienta David. Essas informações podem mostrar ao recrutador características importantes sobre o candidato, como proatividade, interesse em aprender e capacidade de adaptação a novos ambientes e culturas.
Conforme comentou o headhunter, em um podcast produzido pela Mais Contéudo, de O Tempo, o importante é evidenciar no currículo competências e vivências que possam ser úteis para a vaga em questão.
Comunicação efetiva e dicas práticas
Junto às jornalistas Queila Ariadne e Maria Irenilda, David respondeu a mais questionamentos e deu conselhos práticos para quem está ingressando no mercado de trabalho. Entre eles, destacou a importância de uma comunicação efetiva e clara no currículo, evitando excesso de informações desnecessárias e dando destaque aos pontos mais relevantes.
David também aconselhou aos candidatos a aproveitarem as oportunidades de cursos gratuitos, workshops e palestras online para aprimorar seus conhecimentos e habilidades, especialmente em áreas que são demandadas na vaga pretendida.
A importância de um currículo bem elaborado
O currículo é o primeiro contato do recrutador com o profissional. Portanto, ele deve ser capaz de despertar o interesse e curiosidade do leitor, de forma a incentivar uma entrevista e, assim, a possibilidade de uma contratação.
Embora cada empresa e recrutador tenham suas próprias preferências e critérios, a apresentação de um currículo bem elaborado, cuidadosamente revisado e com informações relevantes, pode fazer grande diferença na busca pelo primeiro emprego.
Em suma, independente de possuir experiência profissional ou não, o importante é se apresentar como um candidato empenhado em aprender e contribuir para o crescimento da empresa.