Revendedoras da Natura correm risco de perder emprego depois desta notícia

A Natura, uma das principais varejistas de perfumes e cosméticos do Brasil, iniciou a venda de seus produtos no Mercado Livre, um dos maiores marketplaces da América Latina. Essa iniciativa marca a primeira loja própria da Natura em uma plataforma de terceiros no Brasil, ampliando significativamente seus canais de venda.

De acordo com análises do Itaú BBA, a nova parceria é vantajosa tanto para a Natura quanto para o Mercado Livre. A empresa de cosméticos, que atualmente obtém mais de 90% de suas receitas a partir de vendas diretas por consultores, busca diversificar seus pontos de venda.

O movimento é comparado à estratégia do Boticário, que se beneficia de uma presença mais ampla em lojas físicas e de uma plataforma de comércio eletrônico robusta. Com a venda pela internet, muitas revendedoras podem perder clientes e ter de deixar as revendas.

Aspectos financeiros da colaboração

A operação com o Mercado Livre oferece à Natura acesso a um público mais amplo e potencialmente a um canal mais lucrativo. Isso se deve ao fato de que a taxa de aquisição do marketplace pode ser inferior aos custos associados a vendas por meio de consultores.

Normalmente, a Natura concede um desconto de 15-40% aos consultores, além de arcar com 4,5% em custos logísticos e 2,3% relacionados a devedores duvidosos. A taxa do Mercado Livre, estimada em 23%, parece competitiva, pois inclui logística e elimina riscos de inadimplência.

Oportunidades para o Mercado Livre

Para o Mercado Livre, a inclusão da linha Natura representa uma expansão significativa em uma categoria de alta margem, como produtos de beleza. Atualmente, saúde e beleza correspondem a cerca de 7% do volume bruto de mercadorias da plataforma no Brasil.

O aumento desse segmento está alinhado com a ampliação do sortimento de produtos e com parcerias estratégicas com marcas renomadas como Boticário e L’Oréal.

O crescimento do mercado de beleza é evidente. O volume bruto de mercadorias na categoria de perfumaria do Mercado Livre cresceu mais de 80% no segundo trimestre de 2024. Produtos de cuidados com a pele e cabelos também tiveram um aumento significativo, demonstrando um impulso contínuo nesse mercado.

Além disso, o número de usuários mensais do segmento de beleza alcançou 18 milhões, refletindo um padrão de comportamento similar a outras categorias em crescimento na plataforma, como mercearia e vestuário.

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