Reclamações sobre cartão de crédito lidera lista de problemas do BC
O Banco Central do Brasil (BC) divulgou a atualização do Ranking de Reclamações, que reuniu e classificou as queixas mais frequentes dos clientes de instituições financeiras durante o primeiro trimestre de 2024.
As irregularidades relacionadas a cartões de crédito lideram a lista com 1.892 reclamações julgadas procedentes (mais que o dobro da segunda posição).
O Banco Central explicou que entre as situações que integram as irregularidades relativas a cartões de crédito estão:
- cobrança indevida em fatura;
- compras não reconhecidas feitas com cartão clonado ou roubado;
- cobrança em fatura que deveria ter sido estornada;
- cobrança em duplicidade, entre outras.
Ainda de acordo com o levantamento do BC, as cinco instituições bancárias que mais receberam queixas pelas irregularidades relativas a cartões de crédito foram: BRB (323 reclamações), Itaú (198), Banco Inter (177), Bradesco (167) e BTG Pactual/Banco Pan (145).
Enquanto as reclamações relativas a não realização de débito automático autorizado pelo cliente, problemas em transações por falha humana, divergências em saques e depósitos e atividades em investimentos sem autorização do cliente somaram 856 ocorrências julgadas procedentes.
Também foram registradas outras 762 queixas sobre atraso na liberação de crédito, cobrança em duplicidade, cobrança de parcela já quitada, demora para devolver parcela cobrada indevidamente e divergência no valor ou na quantidade de parcelas fecham o pódio das reclamações mais frequentes, de acordo com o BC.
Bancos com mais reclamações
O banco com o maior índice de queixas no primeiro trimestre deste ano foi o Banco Inter, apresentando 741 julgadas procedentes e uma base de 30,79 milhões de clientes, de acordo com o Banco Central do Brasil.
No quadro geral, o segundo lugar fica com o BTG Pactual/Banco Pan, com 530 reclamações julgadas procedentes e uma base de clientes de 23,81 milhões de clientes.
Enquanto o PagBank-PagSeguro fecha o pódio das queixas com 680 reclamações julgadas procedentes contra a empresa e sua base de 31,40 milhões de clientes.