Quem voltou a trabalhar mesmo aposentado, tem direito ao saque-aposentadoria?

Os trabalhadores que se aposentaram, inclusive por invalidez, possuem o direito de sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) assim que sua aposentadoria é confirmada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Este benefício, conhecido como saque-aposentadoria, abrange o saldo presente em todas as contas vinculadas ao FGTS, mesmo que o aposentado tenha optado anteriormente pelo sistema de saque-aniversário.

Para os aposentados que continuam a trabalhar na mesma empresa após se aposentarem têm algumas opções adicionais além do saque do saldo acumulado. 

Neste caso, o aposentado pode também solicitar o saque dos valores correspondentes aos depósitos mensais do FGTS. Uma alternativa é pedir que esses valores sejam debitados automaticamente da conta do Fundo e transferidos para uma conta de mesma titularidade. Veja como o saque se aplica em outras situações:

Trabalhadores aposentados que mudaram de emprego

Para aposentados que decidiram mudar de emprego após a aposentadoria, as regras de saque do FGTS mudam um pouco. 

Nesse cenário, o saque do FGTS só pode ser realizado após a rescisão do contrato de trabalho com a nova empresa, que pode ocorrer em decorrência de demissão voluntária ou sem justa causa. É importante ressaltar que, enquanto o contrato de trabalho estiver ativado, não é possível sacar os valores depositados mensalmente no FGTS.

Trabalhadores aposentados que não estão mais trabalhando

Para aposentados que já não estão mais no mercado de trabalho, o processo para acessar os valores do FGTS é direto e pode ser feito através do aplicativo do FGTS ou em qualquer agência da Caixa Econômica. Nessa situação, o saque pode incluir todo o montante disponível em suas contas vinculadas ao FGTS, sem restrições relacionadas ao vínculo empregatício.

Como proceder com o saque do FGTS após a aposentadoria?

Para realizar o saque do FGTS após a aposentadoria, o beneficiário deve seguir um procedimento padrão. 

Inicialmente, é necessário que o pedido de aposentadoria tenha sido devidamente aprovado pelo INSS. Com a confirmação do benefício, o aposentado pode acessar o aplicativo do FGTS ou dirigir-se a uma agência da Caixa para iniciar o processo de saque. 

Documentos de identificação e comprovantes da situação de aposentadoria serão requeridos para a validação do pedido.

Em suma, o saque do FGTS para aposentados representa um direito assegurado por lei, oferecendo um suporte financeiro adicional aos trabalhadores que dedicaram anos de contribuição ao mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.