O ciclo de formação de um ovo é um fenômeno que ocorre com extraordinária eficácia no organismo da galinha. Esse período que dura de 25 a 26 horas é, para muitos, um simples diálogo entre a fêmea e a natureza, mas há muito mais a se observar.
Logo após ser botado, o ovo já está pronto a ser chocado. Sob as penas quentes da mãe, ele passará cerca de 21 dias, no ninho, enquanto o futuro pintinho se desenvolve. Mas, a natureza não é a única capaz desse feito; máquinas chamadas chocadeiras ou incubadoras também podem desempenhar esse papel.
O que são as incubadoras?
As incubadoras são equipamentos criados para imitar o trabalho da galinha, oferecendo condições adequadas para o desenvolvimento do embrião, como calor e umidade. Alem disso, essas máquinas também reviram os ovos para evitar que o embrião grude à casca.
Essa tecnologia permite um maior rendimento na produção de ovos, uma vez que enquanto uma galinha consegue chocar cerca de 12 ovos ao mesmo tempo, incubadoras industriais podem cuidar de até 150 mil.
Qual é o tempo de vida e reprodução da galinha?
Alimentação e higiene também são essenciais para esses animais. Segundo estudos, uma galinha caipira pode viver até quatro anos, produzindo, durante seu período reprodutivo de dois a dois anos e meio, até 150 ovos. Já a galinha de granja, criada exclusivamente para a produção de ovos, pode gerar até 480 no mesmo período.
Como é o desenvolvimento do pintinho dentro do ovo?
Geneticamente, as galinhas são animais ovíparos, ou seja, reproduzem-se através da formação de ovos. Porém, para que o ovo gere um pintinho, é preciso que haja fecundação pelo galo. Caso contrário, o ovo apenas terá gema e clara, muito comum no mercado alimentício.
O pintinho se desenvolve com impressionante rapidez dentro do ovo. Com apenas quatro dias, seu coração já está pulsando. Em uma semana, o pequeno bico já começa a se formar, e no oitavo dia, surgem as primeiras penas. Ao nono dia, a aparência já é a de um pequeno pintinho.
Quando chega a hora de romper a casca e pipocar para o mundo, a fêmea já está pronta para reproduzir novamente. No caso da galinha caipira, isso ocorre quando ela alcança cerca de 24 semanas, enquanto para a galinha da granja, ocorre mais precocemente, por volta das 18 semanas.
O fascínio pelo mundo animal
Vale destacar, por fim, a curiosidade da pequena Gabrielle Jesuíno Ribas, de 10 anos, que comparou o nascimento do pintinho à formação de um bebê humano. É essa curiosidade infantil que desperta o interesse pelos mais variados processos da natureza, como o simples, mas complexo ciclo de formação de um ovo.