Quanto custa uma viagem ao espaço? Veja quanto os milionários estão pagando pelo ‘passeio’
O turismo espacial, por enquanto, continua sendo um privilégio reservado para os mais ricos.
A missão Polaris Dawn, realizada pela SpaceX usando a nave Crew Dragon, teve seus valores mantidos em segredo. No entanto, estima-se que o preço por passageiro alcance centenas de milhões de dólares.
Essas informações se baseiam em comparações com a missão Ax-1 de 2021, cujas passagens foram vendidas a US$ 55 milhões cada.
Entre os financiadores dessa era de turismo espacial destaca-se Jared Isaacman, um bilionário conhecido por fundar o serviço de pagamentos Shift4 Payments.
Isaacman, com uma fortuna calculada em US$ 1,5 bilhão, não apenas participou como financiador de missões espaciais, mas também fez história ao integrar a primeira missão totalmente composta por civis a orbitar a Terra. O turismo espacial, no entanto, não se limita a essas jornadas mais longas e custosas.
Quais são as alternativas para voos espaciais mais curtos?
Para aqueles que desejam experimentar uma breve jornada pelo espaço, empresas como Blue Origin e Virgin Galactic oferecem opções mais acessíveis.
A Blue Origin, de Jeff Bezos, utiliza a nave New Shepard para voos suborbitais que duram aproximadamente 10 minutos. A Virgin Galactic, por sua vez, opera a aeronave VSS Unity em voos que duram cerca de 15 minutos, proporcionando uma experiência rápida, mas inesquecível, de flutuabilidade e visualização da Terra.
Os custos para essas experiências também variam. Em uma iniciativa notável, a Blue Origin viu a compra de duas passagens por US$ 1,25 milhão cada em 2023. Jeff Bezos reconheceu em entrevistas o papel dos clientes da Amazon na viabilização de tais empreendimentos espaciais.
A Virgin Galactic, de Richard Branson, cobra aproximadamente US$ 600 mil, mas aqueles que adquiriram suas passagens há quase duas décadas pagaram “apenas” US$ 200 mil.
Quais os próximos passos para a acessibilidade do turismo espacial?
Enquanto o turismo espacial ainda é inacessível para a grande maioria, empresas estão movendo esforços em direção à democratização dessa experiência. A Virgin Galactic, por exemplo, tenta reduzir o tempo de espera, atualmente com cerca de 800 pessoas na fila, planejando a construção de duas novas aeronaves Delta. O objetivo da empresa é realizar até 125 voos por ano, transportando 750 passageiros ao total.
Além das viagens, muitos entusiastas do espaço buscam participar de lançamentos ao vivo. Locais como o Cabo Canaveral oferecem pacotes para que o público acompanhe de perto lançamentos de foguetes.