Cada vez mais, a subsolagem e a escarificação ganham relevância no cultivo agrícola. Fundamental para a manutenção da produtividade nas lavouras, essas práticas de descompactação do solo aprimoram sua aeração e conseguem incorporar com eficiência os restos das culturas passadas.
Seja com a utilização contínua de máquinas, pelo pisoteio de animais ou pelas chuvas seguidas de secas, o adensamento do solo está entre os problemas enfrentados pelos agricultores. Tão comum quanto ao passar do tempo, este fenômeno reduz a aeração e o armazenamento hídrico nos solos, ocasionando a necessidade de medidas corretivas. E é nesta hora que entra em cena o preparo do solo.
Qual a importância de um preparo de solo adequado?
Um bom preparo do solo tem como principal objetivo melhorar a distribuição física, e, consequentemente, aumentar a capacidade de retenção de água e ar. Essas medidas favorecem um melhor desenvolvimento radicular, o que pode resultar em maior lucratividade para o agricultor.
Diante de uma crescente preocupação em relação à preservação dos recursos naturais, as operações tradicionais de preparo do solo, como aração e gradagem, têm sido substituídas por práticas menos agressivas. Com o surgimento de novas tecnologias, algumas delas envolvem o uso de equipamentos conhecidos como escarificadores.
Qual a diferença entre subsoladores e escarificadores?
Ambos os implementos são utilizados para o mesmo fim – desagregar camadas compactadas do solo –, mas têm suas peculiaridades. Subsoladores são utilizados para romper camadas compactadas a profundidades maiores, já os escarificadores são aplicados em menor profundidade. Apesar da maior exigência energética dos subsoladores, a escolha pelo método depende muito da localização da camada compactada.
Os escarificadores, por sua vez, são reconhecidos como implementos para o preparo do solo, se tornando alternativas ao arado e à grade. Além de serem eficientes para quebrar as camadas compactadas do solo, os escarificadores ainda facilitam a infiltração de água, contribuindo significativamente para a sustentabilidade da agricultura.
A utilização de subsoladores e escarificadores pode trazer grandes benefícios de preservação e manejo do solo, mas é preciso estar atento às especificidades de cada equipamento e às necessidades do solo. Pesquisas e análises físicas do solo podem auxiliar na escolha pelo equipamento mais adequado. Como muitos aspectos da agricultura, o equilíbrio é a chave para a sustentabilidade e a otimização da produtividade.