Quando começa o novo pagamento do Bolsa Família?
Mais de 21 milhões de famílias brasileiras podem se beneficiar com a mudança na forma de pagamento do Bolsa Família, um programa do Governo Federal que repassa auxílio financeiro à população de baixa renda no país.
Atualmente, o Bolsa Família garante um repasse mínimo de R$ 600 por mês às famílias atendidas pelo programa. O valor é disponibilizado através da Caixa Econômica Federal, por meio da poupança social digital do aplicativo Caixa Tem. Para receber o pagamento, as famílias precisam realizar o download do aplicativo, disponível para Android e iOS.
Para tornar o processo mais acessível, o banco pretende modificar a forma de pagamento do benefício nos próximos meses. A ideia é que ele seja feito via Drex, a moeda digital que está sendo desenvolvida e testada pelo Banco Central. A proposta trará benefícios em especial para as famílias de regiões remotas do Brasil, que sofrem com falta de acesso à internet.
A Caixa Econômica Federal estima que, atualmente, aproximadamente 5% das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família não possuem acesso à rede.
Com a implementação do real digital, o benefício poderá ser recebido mesmo sem acesso à internet, dispensando a necessidade de deslocamento até uma agência bancária para realizar o saque. O valor será depositado em um cartão, que poderá ser utilizado diretamente para pagamentos. Contudo, a liberação do real digital será feita de forma gradual.
Calendário de pagamentos do Bolsa Família em março
O calendário de pagamentos do Bolsa Família para março de 2024 tem início no dia 15 e foi organizado com base no último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário, como de costume:
- NIS final 1: 15 de março;
- NIS final 2: 16 de março;
- NIS final 3: 17 de março;
- NIS final 4: 18 de março;
- NIS final 5: 19 de março;
- NIS final 6: 20 de março;
- NIS final 7: 23 de março;
- NIS final 8: 24 de março;
- NIS final 9: 25 de março;
- NIS final 0: 26 de março.