Profissões em alta: vale a pena ser engenheiro em 2024?
De acordo com um estudo elaborado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês), em parceria com a Fundação Dom Cabral, as áreas de engenharia de robótica e engenharia de fintechs estão entre as 10 profissões em alta em 2024. O levantamento considerou aspectos como avanços tecnológicos, mudanças no perfil dos consumidores e o movimento de transição verde e aponta de 2024 até 2027.
Com o contínuo avanço tecnológico, o mercado de engenharia está sempre em evolução e ainda vale a pena. No Brasil e no mundo, todos os anos, surgem novas tecnologias e aplicações de materiais que transformam e impulsionam o campo da engenharia. Olhando para o ano de 2024, especialistas têm apontado vários campos emergentes que deverão ganhar destaque.
Apontamos outras cinco áreas da engenharia em ascensão para o ano de 2024. Confira:
Engenharia de Dados
A engenharia de dados é uma área que se concentra no desenvolvimento e aplicação de técnicas para coleta, armazenamento e visualização de dados. Essas habilidades são indispensáveis no mercado atual, pois lidam diretamente com o vasto volume de dados gerados pelas empresas. Com isso, essa vertente da engenharia fornece recursos cruciais para a realização de análises rigorosas e tomada de decisões informadas.
Engenharia de Segurança Cibernética
Outra tendência crescente nos últimos anos é a preocupação com a segurança cibernética. Nesse sentido, a engenharia de segurança cibernética atua no desenvolvimento de dispositivos, sistemas e redes capazes de barrar ataques cibernéticos, protegendo dados contra danos ou acessos não autorizados. Isso é vital para a preservação da integridade, disponibilidade e confidencialidade das informações.
Engenharia de Inteligência Artificial
2023 foi um ano emblemático para o desenvolvimento das inteligências artificiais, principalmente com o surgimento de diversos chatbots. Para 2024, é esperado que a engenharia de inteligência artificial esteja em ascensão, com enfoque no aprimoramento e aplicação dessa tecnologia nos diversos ramos da engenharia, incluindo robótica, processamento de linguagem natural e visão computacional.
Engenharia Biomédica
A engenharia biomédica, que se concentra no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a área médica, também deve ganhar destaque. O objetivo principal dessa disciplina é criar soluções para auxiliar no diagnóstico e tratamento de problemas de saúde, incluindo doenças crônicas e lesões. Alguns exemplos específicos incluem o desenvolvimento de próteses e outras tecnologias assistivas.
Engenharia de Manufatura Aditiva
A manufatura aditiva, método que envolve a produção de objetos a partir de um modelo digital, como as peças geradas por impressão 3D, está cada vez mais presente no setor produtivo. É provável que, no futuro, processos industriais se tornem mais eficientes com o uso desta técnica, permitindo a produção de elementos complexos e personalizados de forma rápida.
Perspectivas para o Brasil em 2024
Olhando especificamente para o cenário brasileiro, há também algumas tendências que se destacam para o ano de 2024. Entre elas, podemos citar a Engenharia de Infraestrutura, necessária para suportar o desenvolvimento e expansão da população; a Engenharia de Petróleo e Gás, com o Brasil sendo um grande produtor desses recursos; e a Engenharia de Mineração, aproveitando a riqueza mineral do país.