Prefeitura convoca IDOSOS para atividades semanais com auxílio de R$ 600; inscreva-se

Garantir uma transferência de renda a idosos em situação de vulnerabilidade social é imprescindível para promover melhores condições de vida e a garantia de direitos desta parte da população. 

Neste contexto, surge o Projeto Agente Experiente, desenvolvido pela Prefeitura do Rio de Janeiro. O projeto não apenas assegura um suporte financeiro básico, mas também valoriza a experiência do beneficiário, transformando-o em um agente multiplicador de conhecimento.

O que é o Projeto Agente Experiente?

O projeto é um auxílio social da cidade do Rio de Janeiro (RJ) que tem como objetivo reconhecer a experiência dos idosos de 60 anos ou mais, por meio de ações desenvolvidas por eles em espaços da Prefeitura, oferecendo R$600 mensais ao cumprir 16 horas semanais. 

Como são definidos os critérios para receber o benefício?

A fim de garantir que a ajuda chegue a quem realmente necessita, são estabelecidos alguns critérios. São eles:

  • Residir na cidade do Rio de Janeiro;
  • Ter idade igual ou superior a 60 anos;
  • Ter a documentação pessoal regularizada (RG, CPF, comprovantes de residência e de renda);
  • Ter nível mínimo de escolaridade, que permita aos beneficiários ler, escrever e interpretar textos simples;
  • Possuir renda pessoal bruta de até dois salários mínimos;
  • Possuir inscrição Cadastro Único (CadÚnico);
  • Possuir a capacidade de manter as habilidades físicas e mentais necessárias à vida independente e autônoma;
  • Aptidão para lidar com o público em geral.

Esses critérios são importantes para assegurar que aqueles que estão realmente em vulnerabilidade econômica e social sejam priorizados.

Como se inscrever?

Para se inscrever no Projeto Agente Experiente, o idoso precisa se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para realização de entrevista com assistente social.

Caso o idoso possua perfil para participar do projeto, será preenchida uma ficha cadastral que irá compor fila de espera.

Como os idosos se tornam facilitadores de acesso aos serviços públicos?

Os idosos beneficiados pelo Agente Experiente podem atuar como facilitadores do acesso a serviços públicos. Com o suporte e formação adequados, eles podem ajudar outros idosos e membros da comunidade a entender e acessar os diferentes serviços disponibilizados pelo município. Isso inclui orientação sobre saúde, educação, assistência social e outros serviços essenciais.

Com critérios bem definidos e limitações claras, o Projeto Agente Experiente torna-se uma peça vital das políticas públicas voltadas para o bem-estar social da população idosa da cidade do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.