Prefeito de São Paulo faz harmonização facial: procedimento custa 10 vezes o salário mínimo

Uma clínica de estética, JK Estética, publicou fotos de antes e depois de procedimentos feitos no rosto do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), de 56 anos. A conta do mandatário foi marcada em uma postagem publicada em rede social na tarde desta quinta-feira (7). Tão logo viralizou, foi apagada.

Segundo profissionais da área, de maneira geral, um tratamento completo de harmonização facial, que combina diversas técnicas, pode variar entre R$ 5 e R$ 15 mil, em média. 

Eventos como esse trazem à tona debates sobre a instrumentalização da imagem de gestores públicos por empresas em busca de autopromoção. A ligação entre reputação pública e interesses comerciais é vista com cautela, especialmente quando não há esclarecimento oficial quanto às intenções e acordos envolvidos.

Segundo professores de ética, o uso de imagens de figuras públicas por empresas pode ser interpretado como uma forma de instrumentalização. Ao se associar a empresas privadas, políticos podem comprometer sua imagem, que deveria representar o interesse coletivo, em prol de ganhos ou promoções pessoais de terceiros.

Foto: Reprodução Instagram @jkesteticaavancada

Impacto para as empresas privadas

As empresas também enfrentam desafios éticos quando associam suas marcas a figuras públicas. De acordo com especialistas, uma empresa socialmente responsável deve se abster de buscar promoções inadvertidas misturando sua imagem com a de políticos.

Conteúdos que possam ser percebidos como propaganda política podem comprometer a confiança do público no compromisso da empresa com a responsabilidade social. 

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