Petrobras SUSPENDE inscrições do concurso com mais de 6 mil vagas
As inscrições para o concurso público aberto pela Petrobras foram suspensas. Por meio de uma publicação no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira (3), a companhia estatal de economia mista, que é vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), informou que a medida foi tomada visando ampliar as oportunidades de acesso dos interessados.
O documento, que é assinado pela gerente executiva de Recursos Humanos, Lilian Maria Louzada Soncin, revela que o edital de reabertura das inscrições, assim como a retificação de subitens, será publicado, provavelmente, no próximo dia 8 de janeiro deste ano.
Agora, as provas objetivas serão aplicadas em todas as capitais das unidades da federação, além das cidades relacionadas no edital. Os locais de realização da prova também não estarão mais ligados aos polos de trabalho escolhidos no momento da inscrição na seletiva.
A empresa aproveitou para esclarecer que os candidatos que já se cadastraram para o concurso também poderão alterar o local de prova até o término das inscrições, em 31 de janeiro. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a ampliação dos locais de prova visa democratizar o acesso ao concurso de abrangência nacional, aumentando a possibilidade de que candidatos de diferentes regiões do Brasil possam se inscrever.
“Estamos atendendo a uma demanda que chegou até nós pelos próprios candidatos e consideramos um pedido legítimo. A Petrobras é uma empresa de todo o Brasil. Então, nada mais justo do que as provas serem realizadas em todas as capitais, de Norte a Sul“, disse o executivo.
Cargos oferecidos
Vale lembrar que o certame oferece 6.412 vagas, sendo 916 delas para contratação imediata e 5.496 para formação de cadastro reserva, para diversos cargos de nível técnico. Abaixo, confira as oportunidades contempladas:
- 1. Enfermagem do trabalho;
- 2. Inspeção de equipamentos e instalações;
- 3. Logística de transportes – controle;
- 4. Manutenção (caldeiraria);
- 5. Manutenção (elétrica;)
- 6. Manutenção (instrumentação);
- 7. Manutenção (mecânica);
- 8. Operação;
- 9. Operação de lastro;
- 10. Projetos, construção e montagem (edificações);
- 11. Projetos, construção e montagem (elétrica);
- 12. Projetos, construção e montagem (instrumentação);
- 13. Projetos, construção e montagem (mecânica);
- 14. Química de petróleo;
- 15. Segurança do trabalho;
- 16. Suprimento de bens e serviços (administração).
Remuneração prometida e avaliação
Os aprovados e nomeados receberão salários iniciais que chegam a mais de R$ 5,8 mil, a depender da ocupação pleiteada. As oportunidades são destinadas a Pernambuco e cidades das regiões Sudeste e Sul, sendo elas:
- 1. Betim (MG);
- 2. Cubatão (SP);
- 3. Duque de Caxias (RJ);
- 4. Itaboraí (RJ);
- 5. Macaé (RJ);
- 6. Mauá (SP);
- 7. Paulínia (SP);
- 8. Rio de Janeiro (RJ);
- 9. Santos (SP);
- 10. São José dos Campos (SP);
- 11. Vitória (ES);
- 12. Araucária (PR);
- 13. Canoas (RS);
- 14. Ipojuca (PE).
Outro ponto importante é que os participantes serão avaliados por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. Os exames terão duração de 4 horas e serão aplicados na data prevista de 24 de março de 2024.