É comum ouvirmos no dia-a-dia pessoas fazendo promessas, seja no contexto religioso ou mesmo em situações cotidianas. No entanto, qual é a importância de uma promessa e o que acontece quando quebramos essa promessa? Segundo a Bíblia, quebrar uma promessa é sim considerado um pecado, mas Deus, em sua infinita misericórdia, está sempre pronto a perdoar aqueles que se arrependem.
O peso de uma promessa
Na Bíblia, no livro de Deuteronômio 23:21-23, é dito que “Se um de vocês fizer um voto ao Senhor, o seu Deus, não demore a cumpri-lo, pois o Senhor, o seu Deus, certamente pedirá contas a você, e você será culpado de pecado se não o cumprir. Mas, se você não fizer o voto, de nada será culpado. Faça tudo para cumprir o que os seus lábios prometeram, pois com a sua própria boca você fez, espontaneamente, o seu voto ao Senhor, o seu Deus.” Essa passagem demonstra como é grave a quebra de uma promessa feita ao Senhor, nos alertando para o cuidado que devemos ter ao fazer promessas, conscientes da responsabilidade e do compromisso que assumimos ao tomá-las.
Um alerta sobre fazer promessas
Já no livro de Mateus 5:34-37, Jesus nos orienta a evitarmos juramentos desnecessários, aconselhando que “Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno.” Esse trecho nos lembra que nossa palavra e nossa integridade devem ser suficientes, reforçando a importância de termos cuidado com nossas promessas e juramentos.
Perdão para quem quebra a promessa
Apesar da gravidade da quebra de promessas, a Bíblia nos revela um Deus misericordioso e pronto para perdoar. Em 1 João 1:9, é dito que “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” Portanto, se uma promessa for quebrada, o caminho para o perdão é o arrependimento sincero.
Discernimento ao fazer promessas
No entanto, ao invés de simplesmente recorrer ao perdão após a quebra de uma promessa, o ideal, segundo a Bíblia, é ter cuidado e discernimento ao fazer promessas, compreendendo a seriedade e a responsabilidade envolvida. Afinal, uma promessa quebrada pode causar danos e desconfiança, e o arrependimento não irá necessariamente reparar todos os efeitos dessa quebra de compromisso. Portanto, é sempre melhor pensar duas vezes antes de fazer uma promessa e procurar cumpri-la ao máximo.