Patrono da Igreja, padroeiro da família e trabalho: São José tem grande simbologia | Santo do Dia 19/03
O Santo do dia 19/03, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São José. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São José digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.
São José
No dia 19 de março, a Igreja Católica comemora solenemente São José. Considerado o padroeiro da Igreja, São José é venerado por sua proteção a Maria e a Jesus. Ele também é associado ao valor de silêncio e recolhimento, que são marcas da Quaresma – o período do calendário cristão que se estende da Quarta-feira de Cinzas até o Domingo de Ramos, dando início às celebrações da Páscoa.
O Santo do Silêncio
São José é frequentemente referido como o “santo do silêncio”. Embora o Evangelho não registre nenhuma de suas palavras, ele conseguiu construir sua santidade através da simplicidade, humildade e silêncio em Nazaré. Nos tempos atuais, quando estamos cercados por tanto barulho e estresse, aprender a valorizar o silêncio torna-se cada vez mais relevante.
A Devoção a São José
São José é um dos santos mais queridos entre os brasileiros, sendo reconhecido como “pai, esposo, protetor, guardião, provedor”. Em 2020, marcou os 150 anos da declaração de São José como Padroeiro da Igreja Católica, feita pelo Beato Pio IX. São José também é considerado o Padroeiro dos Operários, por Pio XII, e Guardião do Redentor, por São João Paulo II.
As Tradições Brasileiras
Os brasileiros possuem várias tradições para homenagear São José, como a medalhinha de São José “escondida” no bolo feito no dia da festa. A preparação para a festa também inclui uma novena – nove dias de oração – além de orações devocionais, a celebração da missa com pregação especial e, é claro, as bênçãos das carteiras de trabalho, em gratidão ou busca de um emprego.
A História de São José
A principal referência para conhecer sobre São José são os Evangelhos de Mateus e Lucas. Em ambos, ele é descrito como um homem justo e aquele que cumpre a vontade de Deus, sendo um exemplo de coragem, companheirismo e proteção. Nos Evangelhos, há indicações claras de que José era um homem de ação e coragem, sempre pronto a cumprir a vontade de Deus, seja ao acolher Maria como sua esposa, seja ao proteger Jesus contra as ameaças de morte de Herodes.
Refletindo sobre a Solenidade
Assim, ao celebrar a Solenidade de São José, nos lembramos de um homem cuja vida foi marcada pela simplicidade, humildade, silêncio e, acima de tudo, por um profundo amor a Maria e a Jesus. É uma oportunidade de refletir sobre o exemplo de vida que São José nos deixa, de sermos atentos à voz de Deus em nossas vidas e de vivermos a caridade, a simplicidade e a humildade no nosso cotidiano. São José, rogai por nós!