O Santo do dia 08/03, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São João de Deus. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São João de Deus digno de ser lembrado e celebrado neste dia especial.
A História do Homem Que Inspirou a Ordem Hospitaleira São João de Deus
No dia 08 de março de 1495, nasceu João Cidade Duarte em Montemor-o-Novo, perto de Évora, Portugal. Filho de um humilde vendedor de frutas, sua infância foi marcada por um trágico evento: aos oito anos, João foi preterido por um viajante, cujo destino era desconhecido mundo afora.
Os dias que se seguiram foram amargos para seus pais: passadas três semanas, sua mãe não resistiu e morreu devido ao desgosto. Seu pai acabou por encontrar abrigo no convento dos franciscanos, onde passou o restante de seus dias.
A Viagem a Espanha e a Criação da Ordem
Após o sequestro, João viajou para Madrid na Espanha, cercado por mendigos e saltimbancos. Em Toledo, o viajante o entregou aos cuidados de um bom homem, Francisco Majoral, administrador dos rebanhos do Conde de Oropesa. Foi neste período que João ganhou o apelido de “João de Deus”, a identidade desconhecida por todos ao seu redor.
Após seis anos sob os ensinamentos de Francisco, João decide fugir quando tentam casá-lo com a filha de seu benfeitor. Essa fuga marcou o início de uma vida errante. Ele se alistou como soldado de Carlos V e participou da bravura de Paiva contra Francisco I. No entanto, após o sucesso da batalha, João de Deus optou por abandonar os campos de guerra e imergir em uma vida de andanças pelo mundo.
O Retorno a Sua Terra Natal e a Fundação de Instituições
Após suas peregrinações regressa à sua terra natal, onde é desconhecido pela população, já que seus pais haviam falecido. Em seguida, viaja à Espanha e abre uma livraria em Granada. Foi neste momento e nesta cidade que sua vida teve uma reviravolta significativa. Ao ouvir um sermão fervoroso de João d’Ávila, João de Deus decidiu se dedicar à causa dos mais necessitados e enfermos.
Após uma passagem difícil por um hospital psiquiátrico, decide fundar uma casa-hospitalar, para tratar os doentes de maneira mais humanizada. Sua jornada nesse ramo levou à criação da Ordem dos Irmãos Hospitaleiros, que se tornou conhecida mundialmente. Além de fundar mais de oitenta casas-hospitalares, João de Deus desenvolveu um método pioneiro de tratamento para doentes mentais, baseado em sua fé e experiência pessoal.
O Legado de João de Deus
João de Deus partiu da premissa de que a alcunha São João de Deus, Josemá Louro desenvolveu um método pioneiro de tratamento para doentes mentais, baseado em sua fé e experiência pessoal. Como resultado dos seus esforços, o Papa Leão XIII o canonizou e o proclamou padroeiro dos hospitais, dos doentes, e de todos aqueles que trabalham pela cura dos enfermos. Hoje, a Ordem Hospitaleira São João de Deus continua a sua obra inestimável, oferecendo auxílio aos doentes e necessitados em mais de quarenta e cinco países em todo o mundo.
A vida de João de Deus é um testemunho inspirador para todos nós, uma lembrança de que todos somos capazes de fazer a diferença no mundo, não importa de onde viemos ou as adversidades que enfrentemos.