Onde Mona Lisa foi pintada? Pesquisadores descobrem novo local
A Mona Lisa é uma das pinturas mais famosas do mundo, mas ainda possui um grande mistério. A pintura de Leonardo da Vinci é bastante conhecida por seu sorriso enigmático, no entanto, mais de 500 anos depois de sua criação ainda há dúvidas sobre diversos elementos presentes no retrato.
A geóloga e historiadora da arte renascentista Ann Pizzorusso acredita ter resolvido um dos mistérios que envolvem a pintura: o local onde o retrato, do século 16, foi pintado.
Ann Pizzorusso usou sua experiência com o propósito de identificar a paisagem que aparece na pintura: uma ponte do século 14, vista ao fundo da personagem, indica que o cenário é a cidade italiana de Lecco, às margens do Lago Como, na região da Lombardia.
A geóloga apresentou a pouco tempo as suas descobertas em uma conferência no norte da Itália. Ao combinar as suas duas áreas de especialização, Pizzorusso vê Leonardo não apenas como um artista, mas também como “um grande geólogo”.
“Eu o considero o pai da geologia. Uma das marcas registradas de Leonardo é a precisão geológica. Você olha para qualquer pintura onde ele tenha colocado pedras ou botânica, e é perfeitamente natural, perfeitamente identificável. Essa é uma de suas marcas registradas”, disse a geóloga e historiadora da arte renascentista.
Geóloga pode ter resolvido um dos mistérios da Mona Lisa
De acordo com Pizzorusso, ela seguiu os passos de Leonardo até sua visita à cidade, há 500 anos. “Eu poderia olhar suas pinturas e desenhos e ainda ver a paisagem mesmo depois de todos esses anos”, afirmou.
Ao longo do tempo, os historiadores da arte tentaram identificar a ponte na pintura da Mona Lisa, que é comum em muitas cidades da Itália.
A geóloga, no entanto, relacionou as características geológicas da pintura a Lecco, uma cidade no norte da Itália, e acredita que o retrato foi pintado lá.