O campo e as atividades agrícolas exigem, cada vez mais, precisão, agilidade e eficiência. E, para atingir tais objetivos, os implementos agrícolas desempenham papel central. Mas afinal, o que são, como funcionam e quais são os mais importantes implementos agrícolas a serem considerados? Essas são as questões que vamos desvendar para você. Se prepare para ampliar seus conhecimentos e dar um salto de qualidade nas suas atividades no campo!
Chamamos de implementos agrícolas qualquer equipamento que se conecta a algum sistema de tração para facilitar ou automatizar as práticas agrícolas. Seja na preparação do solo, no plantio, na adubação ou na colheita, esses “auxiliares” garantem melhor produtividade e resultados mais consistentes. Mas para fazer a escolha certa é indispensável entender o seu funcionamento e aplicações.
O que é um implemento agrícola e como funciona?
Como dito anteriormente, os implementos agrícolas são equipamentos acoplados a sistemas de tração, normalmente tratores ou grandes máquinas agrícolas. Funcionam como um “braço” dessas máquinas, desempenhando funções específicas. Ficam responsáveis, por exemplo, por preparar e cultivar o solo, plantar, aplicar fertilizantes, realizar a colheita e diversas outras atividades.
O ponto crucial é que esses implementos não possuem sistema motriz próprio, precisando ser acionados e conduzidos pela máquina à qual estão acoplados. Portanto, é vital assegurar a compatibilidade entre o tipo de implemento e a máquina utilizada para tracioná-lo.
Quais são os principais tipos de implementos agrícolas?
Existem vários tipos de implementos agrícolas disponíveis no mercado. Cada um deles possui uma função específica que vai auxiliar em determinada fase do processo agrícola. E é justamente ao conhecer cada um desses que o agricultor será capaz de fazer a escolha mais acertada. Abaixo, listamos os 9 tipos de implementos mais utilizados e eficazes:
- Arados (utilizados para preparar e descompactar o solo);
- Subsolador (responsável por descompactar camadas mais profundas do solo);
- Grades aradoras e niveladoras (atuam na aração e nivelamento do solo);
- Sulcadores (abrem espaço para o depósito de sementes);
- Semeadoras-adubadoras (atuam no plantio e na adubação);
- Pulverizadores (aplicam produtos fitossanitários);
- Enxada rotativa (destinada à erradicação de plantas daninhas);
- Rolo-faca (amassa e acama plantas de cobertura);
- Colhedeira de forragem (utilizada na colheita de forragens).
Quando é preciso usar um implemento agrícola?
Existem vários indicadores que apontam a necessidade de se usar implementos agrícolas. A baixa eficiência de atividades agrícolas, extenuação e insatisfação de funcionários, perdas relacionadas a atrasos de atividades, entre outros, são sinais de que é preciso entrar em ação. Dessa maneira, é fundamental avaliar e investir em implementos que possam auxiliar e trazer eficácia às atividades agrícolas.
Portanto, se você quer dar um salto de qualidade na sua produção agrícola, é hora de focar no uso dos implementos agrícolas certos. Com os avanços tecnológicos da atualidade, a agricultura é cada vez mais precisa, eficiente e produtiva. E nesse contexto, os implementos agrícolas são aliados indispensáveis. O futuro aguarda aqueles que se adaptam e evoluem!