Hoje iremos discutir sobre os cometas, pequenos corpos celestes que giram em torno do Sol e são formados por gelo e poeira. Esses objetos apresentam uma estrutura composta por um núcleo sólido, uma nuvem de poeira e gases, conhecida como coma, e uma longa cauda brilhante que dá a esses objetos o seu aspecto característico.
Os cometas são formados por materiais que remontam ao início da formação do Sistema Solar, há 4,6 bilhões de anos, e podem orbitar periodicamente ou não ao redor dessa estrela. Um dos cometas mais conhecidos do planeta é o Halley, que pode ser observado da Terra a cada 76 anos.
Entendendo a estrutura básica dos cometas
Antes de prosseguirmos, é importante entendermos a estrutura básica de um cometa. Ela é formada por três elementos principais: núcleo, coma e cauda. O núcleo é a parte sólida do cometa, geralmente formada por grandes fragmentos de gelo, gases congelados e poeira entremeados.
Já a coma é uma camada gasosa formada ao redor do núcleo, que é composta principalmente por oxigênio, hidrogênio e água. Por fim, temos a cauda, a estrutura mais destacada desse corpo cósmico, que é formada por gás ou poeira e pode se estender por milhões de quilômetros.
Quais são os tipos de cometas?
Os cometas são classificados de acordo com o tempo que levam para completar uma órbita em torno do Sol. Assim, há dois tipos de cometas, os periódicos e os não periódicos.
- Cometas periódicos: Esses cometas levam um tempo relativamente curto para completar uma órbita em torno do Sol, normalmente inferior a 200 anos. Sua origem está, na sua maioria, no Cinturão de Kuiper, uma região do Sistema Solar situada depois do planeta Netuno. O cometa Halley é um exemplo de cometa periódico.
- Cometas não periódicos: Levam um tempo muito maior para completar uma órbita em torno do Sol, geralmente superior a 200 anos. Alguns cometas não periódicos podem levar até 30 milhões de anos para completar sua órbita. Esses cometas se originam de uma região muito distante do Sistema Solar, a Nuvem de Oort.
Alguns cometas famosos
Vários cometas são conhecidos, mas alguns são mais famosos por suas características distintas ou por terem sido observados várias vezes da Terra. Alguns exemplos incluem o Cometa Halley, o Cometa Shoemaker-Levy 9 e o Cometa Hale-Bopp.
Além disso, a observação de cometas é fascinante e pode ser feita com a ajuda de binóculos ou telescópios. Em um céu limpo e sem poluição, é possível observar um cometa a olho nu.