Nosso país tem uma reconhecida vocação para a agricultura e a pecuária. Porém, os resultados extraordinários observados nesses setores nos últimos anos foram possibilitados, em grande parte, por um agente de inovação com um trabalho silencioso, mas impactante. Estou falando da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A Embrapa é uma importante aliada do agricultor brasileiro, proporcionando um crescimento notável e uma riqueza repercutível em nossa agricultura. Fundada em 1973, a empresa tem sua base fortemente fincada na pesquisa e na inovação tecnológica, apoiando a agropecuária nacional.
Qual o objetivo da Embrapa?
A Embrapa dedica-se ao objetivo nobre de criar um modelo de agricultura e pecuária 100% brasileiro. Trabalha em colaboração com os parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), visando superar os obstáculos que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia em nosso país.
Quais os impactos da Embrapa na agricultura brasileira?
A transformação que a Embrapa proporcionou ao Brasil é notável. Segundo dados da empresa, atualmente, nossa agropecuária está entre as mais eficientes e sustentáveis do mundo. A recuperação e a utilização de áreas de terras degradadas dos cerrados foram amplamente incorporadas aos sistemas produtivos, tornando-se uma região responsável por quase 50% da nossa produção de grãos.
O apoio e as pesquisas da Embrapa foram fundamentais para multiplicar a oferta de carne bovina e suína por quatro e para ampliar em 22 vezes a oferta de frango. Tais conquistas foram decisivas para que o Brasil mudasse de uma condição de importador para uma posição de destaque entre os maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo.
O que é o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA)?
SNPA é um sistema criado em 1992, no qual a Embrapa tem um papel de destaque. O SNPA é composto por várias entidades, como as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas), universidades e institutos de pesquisa de âmbito federal e estadual.
Este sistema tem a missão de compatibilizar as diretrizes e estratégias de pesquisa agropecuária com as políticas de desenvolvimento, em um cenário nacional e para cada região em particular.
Embrapa em números
Atualmente, a Embrapa conta com 46 Unidades Descentralizadas e 16 escritórios espalhados de norte a sul do país.
Este verdadeiro exército de inovação tecnológica continua a assumir a missão de impulsionar a nossa agricultura, levando tecnologia e conhecimento ao campo, e contribuindo para um Brasil mais rico e sustentável no setor agropecuário.