Não conseguiu isenção no Enem 2025? Veja como solicitar recurso
Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que solicitaram a isenção da taxa de inscrição já podem verificar o resultado. A consulta deve ser feita na Página do Participante. Caso o pedido não tenha sido aprovado, é possível solicitar recurso até o dia 16 de maio.
A isenção é destinada a grupos específicos, como estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas, participantes do programa Pé-de-Meia, e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Para aqueles que tiveram o pedido de isenção negado, é necessário enviar documentação comprobatória. Entre os documentos exigidos, estão a cédula de identidade do participante e dos membros da família, declaração de conclusão do ensino médio em escola pública, e comprovantes de renda. Esses documentos devem ser submetidos pela Página do Participante.
Como justificar a ausência no Enem 2024
Os candidatos que faltaram ao Enem 2024 e desejam solicitar isenção novamente em 2025 precisam justificar a ausência. A justificativa deve ser feita pela Página do Participante, com a apresentação de documentos que comprovem o motivo da falta. Entre os motivos aceitos, estão assalto, acidente de trânsito, casamento, morte na família, entre outros.
Documentos como boletins de ocorrência, certidões de casamento ou óbito, e atestados médicos são necessários para justificar a ausência. Cada situação exige documentação específica, que deve ser legível e conter as informações necessárias para comprovar o motivo da falta.
O que fazer se o recurso for negado?
O resultado do recurso será divulgado no dia 22 de maio. Caso o recurso seja negado, o candidato deverá pagar a taxa de inscrição, que é de R$ 85. As provas do Enem 2025 estão programadas para os dias 9 e 16 de novembro.
No primeiro dia, os candidatos responderão questões de língua portuguesa, estrangeira, ciências humanas e redação. No segundo dia, as provas serão de matemática e ciências da natureza.
Além do Brasil, universidades em países como Portugal, Estados Unidos e Canadá aceitam a nota do Enem para ingresso em seus cursos.