Não caia nessa! Saiba como evitar multa de R$ 293 ao transportar crianças
Atualmente, os acidentes de trânsito são a principal causa de morte acidental entre crianças de até 14 anos de idade no Brasil.
A lei de trânsito introduz mudanças importantes para aumentar a segurança das crianças no veículo. Entre essas mudanças, destaca-se a idade mínima para que uma criança possa sentar no banco da frente. O descumprimento dessa orientação é considerado uma infração gravíssima.
Mudanças na lei de trânsito sobre cadeirinhas
A obrigatoriedade do uso das cadeirinhas e outros dispositivos de retenção foi incluída no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A principal alteração é a orientação clara sobre qual dispositivo usar de acordo com a idade, peso e altura da criança.
Vamos detalhar o que a lei diz sobre os dispositivos de retenção:
- Bebê conforto: indicado para crianças de até um ano de idade e até 13 kg;
- Cadeirinha: utilizada para crianças de 1 a 4 anos de idade, que tenham entre 9 e 18 kg;
- Assento de elevação: indicado para crianças de 4 a 7 anos e meio de idade que não tenham atingido 1,45 m de altura, com peso entre 15 e 36 kg;
- Banco traseiro com cinto de segurança: crianças com mais de sete anos e meio de idade até 10 anos que ainda não tenham atingido 1,45 m de altura.
Quais as consequências de não seguir as novas regras?
O não cumprimento dessas normas de segurança também está sujeito a penalidades severas. Quem descumprir qualquer uma dessas regras se enquadra na penalidade de infração gravíssima com multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira e remoção do veículo.
Essas medidas visam aumentar a segurança das crianças no trânsito e reduzir o número de acidentes e fatalidades.
Importância das regras de trânsito
As diretrizes são necessárias para diminuir o número de crianças feridas ou mortas em acidentes de trânsito. A ONG Criança Segura e o Ministério da Saúde trabalham para conscientizar a população sobre a importância dessas leis e do uso correto dos dispositivos de retenção.
Além disso, é fundamental que os pais e responsáveis se informem e sigam as recomendações para garantir a segurança dos pequenos. Pequenas mudanças no dia a dia, como conferir se a cadeirinha está corretamente instalada, podem ter um impacto significativo na preservação da vida das nossas crianças.