Nem sempre é possível ao profissional comparecer ao seu trabalho. Na realidade, apesar de as pessoas sempre pensarem primeiro no atestado médico, há outras situações que fazem com que eles possam faltar ao serviço sem penalidade.
Isso quer dizer que a empresa não poderá fazer descontos nem em qualquer benefício e nem no salário do trabalhador, como define a lei trabalhista.
A seguir, as situações nas quais o profissional pode faltar com justificativa e não precisa se preocupar com nenhum tipo de desconto:
-
Casamento
Pessoas que se casam no civil e que apresentam a sua certidão de nascimento podem ficar até 3 dias ausentes do trabalho.
É claro que isso não é o bastante, no geral, para uma lua de mel e os trabalhadores tentam se casar nos seus períodos de férias por essa razão.
- Doação de sangue
O trabalhador pode faltar ao trabalho apenas no dia da doação e apresentando o documento que comprova o seu ato. Esse tipo de justificativa só pode ser usado uma vez por ano.
- Serviço militar
Tempo indeterminado, dependendo da quantidade de exigências que as Forças Armadas fizerem. O mesmo se diz para quem for chamado para ser testemunha em tribunais, por exemplo.
- Crianças doentes, desde que até 6 anos
Uma vez por ano, o profissional pode se ausentar para cuidar da saúde de qualquer criança de até 6 anos.
- Luto
Quando o profissional perde algum ente querido, ele pode ficar em casa para se restabelecer por até 2 dias.
- Nascimento do filho
Essa é uma questão delicada: a mulher pode fixar em casa por até 6 meses. Atualmente, as empresas têm adotado a licença paternidade de um mês, mas a lei em si determina um dia apenas de afastamento para o pai.
- Alistamento eleitoral
Pessoas que são chamadas para atuar como mesários podem faltar dois 2 dias no trabalho e podem até escolher se esses dias serão consecutivos.
- Vestibular
O profissional que prestar vestibular pode justificar a ausência referente apenas ao dia da prova.
- Acompanhamento de gestante
Se o trabalhador tiver uma esposa gestante, por exemplo, pode ficar até dois dias em casa para ir com ela a exames médicos.
- Preventivos de câncer
Uma vez por ano, os profissionais podem usar até três dias para fazer toda a investigação referente a câncer.
O que é preciso apresentar para fazer valer a falta justificada?
É muito importante que o trabalhador tenha comprovantes das razões pelas quais não compareceu ao serviço. Alguns exemplos de documentos para quem deseja pedir faltas justificas são:
- Certidão de nascimento
- Comprovante de doação de sangue
- Comprovante de alistamento eleitoral
- Carta convidando para ser jurado
- Atestado devido a exames de câncer
- Atestado de óbito do familiar
- Certidão de nascimento do filho
- E muito mais
Cabe destacar que o impedimento para despontar qualquer coisa da remuneração inclui os finais de semana: mesmo que a falta se dê na sexta ou na segunda, o atestado fará com que o trabalhador reba normalmente o seu salário.