No avanço da exploração espacial, a cápsula Orion da agência espacial norte-americana, Nasa, consegue uma grande conquista em sua missão à Lua, a Missão Artemis. Em 28 de novembro de 2023, a espaçonave atinge uma distância aproximada de 430 mil km da Terra. Esta é a distância mais longa jamais alcançada por uma espaçonave projetada para levar humanos.
O episódio é tema de destaque no programa “Ciência no Rádio” do “Rádio Sociedade”. Transmitido todas as quartas-feiras às 7h10min, a próxima edição abordará o recorde alcançado e a relevância da Missão Artemis com o Dr. Jorge Márcio Carvano, pesquisador titular e docente no Programa de Pós-graduação em Astronomia do Observatório Nacional.
Missão Artemis: um passo gigante para a humanidade
A Missão Artemis é um projeto da NASA com o objetivo de explorar a Lua e ensaiar o envio de pessoas para o satélite natural da Terra entre 2024 e 2025, após um intervalo de 50 anos. Foi em 16 de novembro de 2023 que a nave não tripulada Orion da NASA decolou com o auxílio de um foguete do Sistema de Lançamento Espacial (SLS), dando início oficial à Missão Artemis 1, com duração prevista de 25 dias.
O que significa a Missão Artemis na corrida espacial?
Esta jornada, a parte da nave Orion que contém potentes propulsores responsáveis por realizar as manobras necessárias, foi fornecida pela Agência Espacial Europeia (ESA). A espaçonave Orion atingirá uma órbita retrógrada distante, ou seja, enquanto a Lua realiza seu movimento em sentido anti-horário, a nave da Artemis 1 realizará sua trajetória em sentido horário.
O módulo Orion passará a 64 mil quilômetros do ponto mais afastado em relação à superfície lunar. Essa missão é apenas o primeiro voo de um programa que tem como objetivo principal estabelecer uma base tripulada próxima ao polo sul lunar até o final da década de 2020. Considerada como um “cruzeiro” para a nave Orion e para o SLS, a Missão Artemis 1 pretende demonstrar que ambos os veículos estão prontos para transportar astronautas para o espaço profundo.
Além disso, a Missão Artemis 1 visa trazer o módulo Orion de volta à Terra com segurança. Aqui, o escudo em sua parte inferior será submetido a temperaturas próximas a 3.000°C. A previsão é que a espaçonave caia no Oceano Pacífico, próximo a San Diego, na Califórnia, em 11 de dezembro de 2023. Se tudo correr bem com a missão atual, a Missão Artemis 2 enviará astronautas ao redor da lua em 2024 e a Missão Artemis 3, os colocará na superfície lunar aproximadamente um ano depois.
Mais Sobre o Programa Ciência no Rádio
O programa Ciência no Rádio, resultado de uma parceria do Observatório Nacional (ON) com a Rádio MEC, nasceu em 2015 com o objetivo de compartilhar informações científicas nas três áreas de atuação do ON: astronomia e astrofísica, geofísica, metrologia no tempo e frequência. Atualmente soma-se mais de 300 programas!