Meu NIS será alterado no Bolsa Família com a atualização do CadÚnico?

Neste ano, existe uma atenção especial em relação ao CadÚnico (Cadastro Único), uma ferramenta essencial para a gestão de benefícios sociais.

A partir de informações atualizadas ou da confirmação de dados anteriores, é garantido o pagamento de programas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Muitas pessoas estão sendo convidadas a realizar essa atualização, mas é importante entender o que realmente está em jogo.

O CadÚnico é fundamental para identificar e quantificar famílias de baixa renda no Brasil. E é através da precisão dessas informações que o governo consegue direcionar os auxílios adequadamente.

É necessário atualizar os dados no CadÚnico para garantir que as famílias beneficiárias continuem a receber benefícios sociais. Se os dados estiverem desatualizados, existe o risco de perder o suporte financeiro. 

Quais dados precisam ser atualizados?

A atualização requer informações detalhadas sobre vários aspectos da vida familiar, como:

  • Composição familiar: quem faz parte da família (mãe, pai, padrasto ou madrasta, filhos e suas idades).
  • Endereço atual.
  • Renda familiar e origem dessa renda.
  • Gastos mensais.
  • Frequência escolar de crianças e jovens.
  • Realização de pré-natal por gestantes.
  • Situação das pessoas com deficiência que recebem o BPC, incluindo informações sobre perícia médica.

Com esses dados, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) avalia se a família ainda se enquadra nos critérios para continuar recebendo os benefícios.

Quando é necessário atualizar o CadÚnico?

Existem três situações principais que exigem a atualização:

  1. Atualização bianual: A cada dois anos, mesmo sem mudanças, é preciso confirmar os dados no CRAS.
  2. Por convocação: Quando o governo chama o titular dos benefícios para atualizar as informações em até 30 dias.
  3. De forma voluntária: Sem ser convocado, o titular pode atualizar dados como mudança de endereço, escola, renda, entre outros.

O governo pode entrar em contato via App Meu CadÚnico, App Caixa Tem, SMS ou extrato bancário, solicitando a atualização.

Como atualizar o CadÚnico?

Para atualizar o CadÚnico, siga este passo a passo:

  1. Compareça à unidade do CRAS mais próxima (verifique se é necessário agendamento).
  2. Solicite a atualização dos dados.
  3. Responda ao questionário oferecido.
  4. Apresente documentos de identificação e comprovante de endereço, além de outros documentos pertinentes.

Documentos necessários para atualização

É essencial levar os seguintes documentos ao CRAS:

  • Documento com foto do titular e de todos os membros da família.
  • Comprovante de endereço.
  • Carteira de Trabalho.
  • Informes de rendimentos, como holerite, recibo, termo de pensão ou extrato bancário.
  • Comprovante de frequência escolar das crianças.
  • Carteirinha de vacinação das crianças.
  • Carteirinha de pré-natal das gestantes.

A atualização muda a data de pagamento do benefício ou o NIS?

Após atualizar o CadÚnico, muitas pessoas ficam preocupadas se a data de pagamento dos benefícios será alterada. A resposta é não! 

O calendário de pagamento é baseado no final do NIS (Número de Identificação Social), que permanece o mesmo após a atualização. Se o benefício estava bloqueado, uma vez atualizado e confirmado, o pagamento é liberado fora do calendário habitual, mas subsequentemente volta a seguir o cronograma regular.

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