MDS divulga os sinais que podem cortar seu Bolsa Família no CadÚnico; confira

O Bolsa Família desempenha um papel fundamental no combate à pobreza e à desigualdade social no Brasil. Contudo, a sua eficácia depende dos dados cadastrais dos beneficiários no Cadastro Único estarem corretos e atualizados.

Dessa forma, o primeiro passo para manter a elegibilidade ao Bolsa Família é a constante verificação do estado do CadÚnico por meio do seu aplicativo oficial. A interface do app é projetada para indicar o status do cadastro por meio de um sistema de cores simplificado.

Quando a mensagem é verde, indica que o cadastro está totalmente atualizado. Neste caso, não é preciso qualquer ação por parte do beneficiário, garantindo a continuidade do recebimento do Bolsa Família sem interrupções.

Agora, se a mensagem estiver amarela, é um sinal de alerta que indica que o cadastro está prestes a ficar desatualizado. Nesse caso, é recomendável que o beneficiário se antecipe e realize a atualização dos dados, principalmente se ocorreu mudanças recentes na composição familiar, endereço ou situação de renda. Essa atualização pode ser realizada em um posto de atendimento do Cadastro Único.

O que significa a mensagem vermelha no app do CadÚnico?

Quando a mensagem está vermelha, é um indicativo crítico de que o cadastro já está desatualizado. Assim, é imperativo que o beneficiário atualize seus dados o quanto antes para evitar o bloqueio do Bolsa Família.

O processo também é realizado nos postos de atendimento do Cadastro Único, como em um CRAS mais próximo.

A principal consequência do cadastro desatualizado é a suspensão do benefício temporariamente. Quando isso ocorre, até que o cadastro seja regularizado, a família não receberá o auxílio financeiro do Bolsa Família.

Um cadastro atualizado também é critério para participação em outros programas sociais. Por isso, a desatualização ainda pode comprometer o acesso a diversos suportes governamentais.

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