A indiana de coração albanês, Agnes Gonxha Bojaxhiu, mais conhecida como Madre Teresa de Calcutá, deixou um legado de amor ao próximo que perdura até hoje. Como Fundadora da Congregação das Missionárias da Caridade, dedicou sua vida a servir aos mais necessitados, ministeriando palavras de esperança e conforto.
Foco no amor e contato humano
Desafiadora em suas afirmações, Madre Teresa nos deixou preciosas palavras carregadas de desafios a rever nossas atitudes em relação ao próximo. Ela dizia: “Se você julga as pessoas, você não tem tempo para amá-las.” Uma simplicidade profunda que evidencia nossa tendência humana de priorizar críticas ao invés de nutrir sentimentos de amor.
Doença do Ocidente: a falta de Amor
Madre Teresa apreciava compartilhar que a maior doença do Ocidente não está relacionada a enfermidades físicas. Segundo ela, “é ser indesejado, não ser amado e ser abandonado. Nós podemos curar as doenças físicas com a medicina, mas a única cura para a solidão, para o desespero e para a desesperança é o amor.”
Pobreza, solidão e carência de Deus
A missionária apontava a pobreza no Ocidente como um tipo diferente de pobreza – não apenas a falta de bens materiais, mas “também de espiritualidade. Há uma fome de amor e uma fome de Deus.”. Diante dessa reflexão, fica evidente que devemos olhar além das superficialidades, preenchendo assim nossas vidas com mais profundo sentido.
Servir por amor, não por obrigação
Quando refletia sobre o serviço, Madre Teresa pontuava: “Eu sirvo porque eu amo Jesus.” Esse sentimento devoção era a base de suas ações, transformando o trabalho pesado em um ato de amor. “Trabalho sem amor é escravidão”, afirmava.
Amor ao próximo: reflexão constante
Para Madre Teresa, o amor ao próximo não poderia ser apenas saudado de boca para fora, mas deveria ser uma constante reflexão: “Amai-vos como Eu vos amei”. Perguntem-se: “Como foi que Ele me amou? Será que eu realmente amo os outros da mesma forma?”.
A manifestação da fé em atos de amor
Por fim, um dos mais belos ensinamentos de Madre Teresa é sobre a tradução da fé em atos de amor: “O fruto do silêncio é a oração, o fruto da oração é a fé, o fruto da fé é o amor, o fruto do amor é o serviço, o fruto do serviço é a paz.” Madre Teresa de Calcutá, embora fisicamente não esteja mais entre nós, continua a inspirar milhares de pessoas ao redor do mundo com suas sábias palavras de fé, de amor e solidariedade humana.
12 frases inspiradoras da Madre Teresa de Calcutá
Aqui estão 12 frases inspiradoras atribuídas a ela:
- “Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.”
- “Ama até que isso doa.”
- “Não podemos fazer grandes coisas na Terra, apenas pequenas coisas com grande amor.”
- “Se você julga as pessoas, não tem tempo para amá-las.”
- “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.”
- “Não espere homens perfeitos neste mundo. Não espere que os eventos se desenrolem conforme seus desejos, a fim de escolher ser feliz.”
- “A maior doença hoje não é a lepra nem a tuberculose, mas a sensação de não ser desejado.”
- “A solidão e o sentimento de ser indesejado é a pobreza mais terrível.”
- “Eu faço o que você não pode, e você faz o que eu não posso. Juntos, podemos fazer grandes coisas.”
- “Seja fiel nas coisas pequenas, porque é nelas que a sua força reside.”
- “Não podemos todos fazer grandes coisas, mas podemos fazer pequenas coisas com um grande amor.”
- “A vida é uma oportunidade, beneficie-se dela.”