O Advento, do latim Adventus, que significa “chegada”, é o início do Ano Litúrgico, precedendo o Natal. Este é um período marcado por alegria e preparação para os cristãos, onde aguardam com expectativa o nascimento de Jesus Cristo. Com suas práticas voltadas para o arrependimento, fraternidade e paz, o Advento se destaca no calendário religioso como as quatro semanas que antecedem o Natal.
Originários da Península Ibérica, as primeiras menções ao “Tempo do Advento” datam de 380, quando o Sínodo de Saragoça prescreveu uma preparação de três semanas para a Epifania, uma data que também celebrava o Natal. Na Gália, o bispo Perpétuo de Tours instaurou setenta semanas de preparação para o Natal, e em Roma, o sacramento Gelasiano mencionava o Advento no final do século V.
Como o Advento é celebrado?
Em suas celebrações, o Advento exibe duas características principais. Nas duas primeiras semanas, a expectativa é voltada para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de dezembro, são direcionadas para a preparação da celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Portanto, o Tempo do Advento é um momento de piedosa e alegre expectativa.
Qual é o significado do Advento?
O Advento tem um papel importante na salvação, evidencia a dimensão escatológica do mistério cristão e passa a ideia do caráter missionário da vinda de Cristo. Este é o momento em que os fiéis refletem sobre a história da humanidade, a vinda do Senhor, a promessa e a aliança feita ao povo de Israel. O Advento lembra também o Deus da Revelação, que está sempre realizando a salvação, mas cuja consumação se dará no “dia do Senhor”, no final dos tempos.
Entretanto, a celebração do Advento vai além da comemoração religiosa. É preciso preparar o caminho para a chegada do Senhor em nossas próprias vidas, lutando incessantemente contra o pecado, através de uma maior dedicação à oração e imersão na Palavra. Afinal, Jesus é a nossa esperança (I Tm 1, 1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação de nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência, frente às dificuldades e tribulações da vida.
Ladainha do Advento
“Ó Senhor… Aleluia!
Vem Messias… Maranatha!
Ó Justiça… Aleluia!
Mora entre nós… Maranatha!
Misericórdia… Aleluia!
Vive entre nós… Maranatha!
Nossa Força… Aleluia!
Dentro de nós… Maranatha!
Liberdade… Aleluia!
Salva teu povo… Maranatha!
Nossa cura… Aleluia!
Tira a dor… Maranatha!
Ó conforto… Aleluia!
Dá esperança… Maranatha!
Nossa alegria… Aleluia!
Nos preenche… Maranatha!
Sabedoria… Aleluia!
Vem, nos renova… Maranatha!
Nosso desejo… Aleluia!
Nosso anseio… Maranatha!
Ó prometido… Aleluia!
Nosso messias… Maranatha!
Voz dos profetas… Aleluia!
Ó Esperado… Maranatha!
Luz das nações… Aleluia!
Luz nas trevas… Maranatha!
Ressuscitado… Aleluia!
Senhor da Glória… Maranatha!
Ó Desejado… Aleluia!
Ó Amado… Maranatha!
Entre nós… Aleluia!
Dentro de nós… Maranatha!”