Os Santos do dia 29/06, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: São Jonas e Barachiso. Quem são os santos do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam São Jonas e Barachiso dignos de serem lembrados e celebrados neste dia especial.
Jonas e Barachiso: Irmãos Mártires Que Inspiraram a Fé Cristã
Jonas e Barachiso, irmãos nascidos na cidade de Beth-Asa, na atual Pérsia (atual Iraque), são lembrados por sua inabalável fé cristã. O que se sabe da vida dos irmãos é resumido às terríveis torturas sofridas durante a perseguição cristã no ano 327, descritas pelo comandante da cavalaria do imperador persa, Sapor.
Visitas que Inspiraram a Prisão
Antes do martírio, Jonas e Barachiso visitaram cristãos presos na cidade de Hubahan. Naquele tempo, a Igreja Persa enfrentava sérias perseguições, movidas principalmente pelo imperador Sapor. Essas visitas corajosas aos cristãos presos, que seriam martirizados em poucos dias, resultaram na prisão dos irmãos.
Julgamento e Torturas
Após a prisão, Jonas e Barachiso foram levados a julgamento. Foram coagidos a renunciar à fé em Cristo e a adorar o imperador e outros deuses pagãos. Negando-se a obedecer, começaram a ser brutalmente torturados. Jonas foi amarrado em um rio de água gelada, enquanto Barachiso foi consignado à masmorra.
Mais Torturas e o Fim dos Irmãos Mártires
Jonas foi submetido a surras brutais, teve suas mãos e pés cortados, a língua e o couro cabeludo arrancados e, por fim, foi lançado em piche fervente antes de ser esquartejado. Barachiso, após resistir bravamente a torturas como queimaduras nos braços com ferros em brasa e chumbo derretido em suas narinas e olhos, foi morto após ser pendurado por um pé e submetido a espancamento mesmo depois de morto.
Legado da Fé e Coragem dos Irmãos Jonas e Barachiso
O martírio de Jonas e Barachiso é considerado um dos mais violentos perseguidos aos cristãos em todos os tempos. Sua inabalável fé e resistência diante das terríveis torturas tornaram-se um poderoso testemunho de fé para os cristãos de todos os tempos. Acredita-se que muitos se converteram ao cristianismo e também deram a vida por Jesus como resultado do poderoso testemunho de fé e coragem desses irmãos.
Oração Por Intercessão de Santos Jonas e Barachiso
Os cristãos costumam rezar: “Ó Deus, que destes aos santos irmãos Jonas e Barachiso a coragem e o destemor para enfrentarem as torturas e a morte por causa de Nosso Senhor Jesus Cristo, dai também a nós a coragem para testemunharmos a fé em vosso Filho, sem temor, para o bem da vossa Igreja, amém. Santos Jonas e Barachiso, rogai por nós”.