A Santa do dia 20/03, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: Santa Maria Josefina do Coração de Jesus. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam Santa Maria Josefina do Coração de Jesus digna de ser lembrada e celebrada neste dia especial.
Santa Maria Josefa do Coração de Jesus
Conhecida como a inspiradora de uma nova família religiosa, a história de Santa Maria Josefa do Coração de Jesus é repleta de fé e dedicação pelo próximo. Nascida em 7 de setembro de 1842, na Espanha, marcou a sua trajetória pela profunda devoção e serviço aos necessitados, principalmente doentes.
Infância e juventude
Órfã de pai ainda criança, Maria Josefa foi educada por sua mãe, Petra de Guerra, e seus parentes em Madri. Durante esse período, desenvolveu uma grande devoção à Eucaristia e a Nossa Senhora, assim como um forte apego aos pobres e doentes e uma inclinação à vida interior.
Vocação religiosa
Aos 18 anos, expressou seu desejo de viver em um mosteiro e dedicar-se à vida de clausura. Apesar de suas dúvidas e incertezas sobre a vocação para o Instituto Servas de Maria, a orientação do arcebispo de Saragoça, Santo Antônio Maria Claret, e diálogos com madre Soledade Torres Acosta, levaram-na à fundação do Instituto das Servas de Jesus, voltado ao amparo de doentes em domicílios ou hospitais.
Serviço e devoção
Por 41 anos, Maria Josefa liderou o Instituto. Mesmo sofrendo com uma doença grave que limitava sua mobilidade, continuou fortalecendo a nova congregação por correspondências e sua intensa fé. Ao falecer, em 20 de março de 1912, o Instituto expandiu-se por 43 casas, com milhares de religiosas dedicadas ao serviço.
Sua canonização ocorreu em 2000, pelo Papa João Paulo II, em Roma. Hoje, as Servas de Jesus, inspiradas pelo legado de Santa Maria Josefa, estão presentes na Europa, América Latina e Ásia, dedicando-se aos necessitados, acolhendo doentes, e realizando obras de caridade.
O legado de Santa Maria Josefa
Amor à Eucaristia, participação no mistério da Redenção, serviço devotado aos doentes: essas são algumas das qualidades que definem a espiritualidade de Santa Maria Josefa. A sua devoção incansável é lembrada todos os dias, através da oração e do trabalho das Servas de Jesus, que continuam perpetuando os princípios de sua fundadora.
A memória de Santa Maria Josefa do Coração de Jesus, juntamente com a de outros santos e beatos, é celebrada todos os anos em 20 de Março, relembrando sua vida de amor e de sacrifício em nome da compaixão e do serviço ao próximo.