Há 33 anos a sonda Magellan chegava à Vênus: como foi esse momento?
A sonda espacial Magellan, uma pioneira em sua categoria, celebrou em 10 de Agosto de 2023, os seus 33 anos de chegada à órbita do planeta Vênus. A bordo, o módulo contava com equipamentos de alta tecnologia e tinha como missão o mapeamento de Vênus através de uma técnica específica, usando um radar. E as atividades da sonda não pararam por aí. Após o período inicial de 5 anos de mapeamento, Magellan mudou para uma análise gravimétrica do planeta.
É interessante notar que a sonda espacial Magellan foi a primeira de seu tipo a ser lançada de um ônibus espacial, neste caso, o Space Shuttle Atlantis. Lançada em 4 de Maio de 1989, foi a protagonista de uma jornada que durou um pouco mais de um ano até alcançar a órbita de Vênus.
Qual foi a missão da Sonda Magellan?
A sonda Magellan tinha como principal missão o levantamento cartográfico do planeta Vênus. Isso foi feito através de um radar instalado a bordo. O principal objetivo era construir um mapa detalhado de todo o planeta. Além disso, após o período de 5 anos com o foco no mapeamento, a Magellan mudou o curso de suas atividades, conduzindo um estudo gravimétrico do planeta.
Dentro da geofísica, a gravimetria consiste no conjunto de técnicas responsáveis por determinar a quantidade proporcional de um elemento, radical ou composto presente em uma amostra. Este estudo, quando aplicado ao planeta Vênus, permitiu que os cientistas entendessem melhor a sua composição e estrutura interna.
Qual foi o destino final da Sonda Magellan?
A missão da sonda Magellan findou-se de forma dramática. Em 11 de Outubro de 1994, após mais de 5 anos de estudo do planeta Vênus, a sonda entrou em sua atmosfera, o que resultou em sua destruição. Embora pareça um fim abrupto, vale a pena notar que a conclusão da missão de Magellan trouxe uma quantidade sem precedentes de dados sobre Vênus, contribuindo significativamente para o nosso conhecimento sobre este misterioso planeta.
Por fim, a missão de Magellan é um marco notável na história da exploração espacial, deixando um legado notável de informações e descobertas sobre o planeta Vênus. Como parte do esforço contínuo para explorar e compreender os confins do nosso sistema solar, a contribuição de Magellan será sempre lembrada.