Geladeira gasta mais energia em época de frio? Respondemos
Durante o inverno, que é o período mais frio do ano, é possível que as famílias notem um aumento na conta de energia, mas o que poderia gerar isso?
Os eletrodomésticos, como geladeiras, não são os grandes responsáveis pelo aumento no consumo de energia neste período. É fato que nós acabamos mudando alguns hábitos, assim, utilizamos mais alguns aparelhos que precisam de um consumo maior de energia, se comparados a outros.
Se deseja economizar energia, mesmo no inverno, é importante saber o motivo do aumento e o que fazer para reduzir o consumo de energia elétrica.
Os eletrodomésticos não gastam mais energia no inverno, o que gera o aumento é a mudança de hábito que podemos apresentar nessa época do ano. Assim, é possível que utilize alguns aparelhos com mais frequência.
Alguns pequenos hábitos, como ficar mais tempo no banho para aproveitar a água quente, podem parecer inofensivos, mas, quando somados acabam contribuindo para o aumento da sua conta de luz. Contudo, é possível reduzir o consumo de energia no inverno com algumas dicas.
Como diminuir o consumo de energia no inverno
Por mais que seja difícil sair de um banho quente no inverso, é preciso lembrar que o chuveiro é um dos grandes vilões da conta de luz. Assim, evite banhos demorados e muito quentes. Para ajudar, tente tomar banho mais cedo, aproveitando um horário em que ainda não esteja tão frio.
Para economizar energia elétrica também é indicado trocar as lâmpadas por opções mais econômicas, assim, troque as lâmpadas incandescentes (quente) pelas de LED ou, frias. Elas são um pouco mais caras, mas sua vida útil e eficiência são maiores do que as opções incandescentes.
Uma dica prática e que muitos esquecem, mas que faz diferença no valor da conta de luz, é desligar as luzes ao sair de um cômodo.