FGTS libera saldo ‘esquecido’ para brasileiros; saiba como receber
Quando um trabalhador é admitido em um novo emprego, uma conta no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é automaticamente aberta em seu nome. Esta conta é chamada de ativa. Ao sair do emprego, a conta torna-se inativa, cessando os depósitos mensais.
O saldo inativo do FGTS pode ser retirado de imediato. Assim que o contrato de trabalho é encerrado, a conta do FGTS para de receber depósitos mensais e se torna inativa. Quem for demitido sem justa causa, poderá sacar o valor acumulado. No entanto, a demissão por justa causa limita este acesso a ocasiões específicas.
Quando pode ser feito o saque do FGTS de conta inativa?
Se a conta inativa tiver saldo disponível, o titular poderá resgatá-lo em algumas modalidades autorizadas por lei. Veja as situações em que é possível sacar o FGTS de conta inativa:
- Três anos consecutivos fora do regime do FGTS (sem emprego formal com carteira assinada);
- Saque-aniversário;
- Saque residual de saldos de até R$ 80,00 sem movimentação por 1 ano;
- Falecimento do trabalhador;
- Aposentadoria;
- Doenças graves;
- Compra da casa própria;
- Saque por calamidade pública.
Devido à impossibilidade de sacar em caso de rescisão contratual, a demissão por justa causa é menos atrativa para muitos trabalhadores.
Como fazer o saque do FGTS de conta inativa
Atualmente, não é mais necessário ir ao banco para sacar o FGTS de conta inativa. O trabalhador pode, de forma prática, utilizar o aplicativo do Fundo de Garantia para receber o valor. Confira o passo a passo:
- Abra o aplicativo do FGTS e entre na sua conta;
- Na tela inicial, clique em “Saque 100% digital”;
- Selecione a opção de saque desejada;
- Valide suas informações;
- Na próxima tela, clique em “Solicitar Saques FGTS”;
- Adicione os dados da sua conta bancária para receber o valor.
Em até cinco dias úteis, o valor será transferido para a conta corrente informada.
Quais são as vantagens do saque digital do FGTS?
A utilização do aplicativo para realizar o saque do FGTS oferece diversas vantagens. Primeiramente, a praticidade e comodidade de não precisar se deslocar até uma agência bancária. Além disso, o processo é rápido, com o valor sendo transferido diretamente para sua conta em até cinco dias úteis.
Outra vantagem significativa é a segurança. O uso do aplicativo reduz o risco de problemas relacionados ao manuseio de dinheiro físico e fraudes. Tudo é feito de forma digital e criptografada.
Por fim, o saque digital permite maior controle sobre suas finanças. O trabalhador pode acompanhar o status da solicitação diretamente pelo aplicativo, tendo uma visão clara de quando o valor estará disponível.
Como consultar o saldo do FGTS?
O saldo pode ser consultado de diversas maneiras:
- Pelo aplicativo FGTS, que permite acompanhar os depósitos e o saldo disponível;
- Via internet banking, caso seu banco ofereça esta facilidade;
- Por SMS, cadastrando seu número no site da Caixa Econômica Federal;
- Em agências da Caixa, apresentando seu CPF ou Cartão Cidadão.
Essas opções facilitam o acesso à informação e permitem que você esteja sempre atualizado com relação ao seu saldo do FGTS.