Esta função da máquina de lavar pode ser o vilão da conta de luz!
Sabia que a maneira como você utiliza a máquina de lavar pode atrapalhar suas finanças, aumentando a conta de luz? Além disso, como você usa o eletrodoméstico pode prejudicar a limpeza das peças.
Um dos erros mais comuns está em optar pelo programa rápido da máquina quando se está com pressa. A opção de 20 ou 30 minutos de lavagem da máquina pode não ser tão vantajosa assim, pois de acordo com especialistas, há quatro pontos negativos que te farão repensar o uso do ciclo rápido da máquina de lavar no dia a dia.
Os especialistas em lavanderia revelam que essa função tem um consumo de energia maior, assim, não é indicada para quem deseja economizar na conta de luz.
O tempo de duração do ciclo rápido é, em média, 30 minutos. Assim, em um curto espaço de tempo a máquina deverá lavar, enxaguar e centrifugar as roupas, fazendo-a aquecer mais rápido.
Por isso, o gasto energético do processo é maior em comparação aos ciclos mais longos. O resultado desse gasto elevado será percebido na conta de luz.
Cuidado com o ciclo rápido da máquina de lavar
Esse programa de lavagem rápida também não é recomendado para roupas delicadas, como as que são feitas de rendas, lã ou seda. Essas peças precisam de programas específicos, principalmente aqueles de centrifugação suave.
Assim, utilizar o ciclo rápido pode danificá-las, provocando deformações e até mesmo rasgos nas roupas. Além disso, a ação desse ciclo contra manchas pode ser ineficaz.
Dessa forma, se o objetivo é remover manchas resistentes, o programa rápido não é uma boa alternativa. Além do alto gasto energético, a baixa temperatura utilizada no ciclo, por volta dos 30 graus, ainda dificulta a remoção de manchas por completo.