A Unidos de Padre Miguel, que conquistou a admiração do público e se tornou vice-campeã do Carnaval Carioca de 2023, está em plena preparação para o desfile de 2024. Sofrendo as expectativas, a escola de samba da Vila Vintém, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, aposta na mística do povo sertanejo e na figura venerada do Padre Cícero para buscar o título da Série Ouro e garantir um lugar cobiçado no Grupo Especial do maior espetáculo a céu aberto do mundo.
“Padim Ciço”: de sertanejo a santo
O enredo proposto pela Unidos de Padre Miguel entrelaça histórias, visões e milagres, que, para os seguidores do “Padim”, como é popularmente conhecido, transbordam em uma fé inabalável que acredita em verdadeiros milagres divinos. Toda a trajetória do considerado santo do Nordeste será contada vibrante e coloridamente na Marquês de Sapucaí, desde seu nascimento, na cidade do Crato, até uma de suas maiores referências: as tradicionais romarias realizadas todos os anos em Juazeiro do Norte.
A conexão espiritual do povo com o sertão através do carnaval
O tema escolhido pela escola busca destacar a conexão entre as experiências de vida árida, porém resiliente, do sertanejo e as realizações e obras de Padre Cícero, que, diante das adversidades do sertão, percorreu uma vida dedicada à fé e à caridade. Dessa forma, a Unidos de Padre Miguel pretende resgatar, em seu desfile, não apenas a emoção e a espiritualidade do povo nordestino, mas também a magia que se revela nessa mistura de samba, sorriso e simpatia durante o carnaval.
Com sua apresentação programada para a madrugada de sábado (10) para domingo (11), a Unidos de Padre Miguel será a quinta agremiação do segundo dia de apresentações no Sambódromo. A escola se prepara para o grande desfile com muita alegria e energia, trazendo para o Rio de Janeiro um pedaço da fé e da cultura nordestinas.