Hoje em dias as empresas procuram métodos fáceis e seguros para contratar profissionais, sendo que há uma diversidade de possibilidades que podem tornar-se a aposta dos chefes e empregadores, assim como a entrevista de emprego por telefone.
Este tipo de entrevista baseia-se em algumas perguntas para a pré-seleção dos candidatos que foram escolhidos pelo currículo, estando no ponto intermediário entre a seleção por seu perfil profissional e a entrevista presencial, havendo algumas dicas para sair-se bem neste tipo de contato com o, possivelmente, futuro empregador.
Evite distrações
Algo muito comum ao falarmos no telefone com outra pessoa é distrair-se facilmente com diferentes aspectos que estão ao seu redor, sendo que é costume de algumas pessoas digitar ao computador enquanto cultiva uma conversa, assim como escrever em um pequeno caderno ou até mesmo prestar atenção na televisão.
Mesmo que a entrevista não seja presencial, é possível perceber estas distrações, principalmente se um candidato pergunta seguidas vezes para tirar a dúvida sobre algo que não entendeu.
Seja simpático
Assim como a aparência é um aspecto muito importante na entrevista presencial, por telefone um dos aspectos mais cobrados por vários empregadores é a simpatia do candidato, sendo que o mesmo poderá demonstrá-la com uma voz receptiva.
Dialogar de forma descontraída é uma ótima dica para parecer simpático e deixar que a conversa flua normalmente, porém atentando-se ao linguajar que deve ser conservado.
Feedback
Como as expressões corporais não estão presentes na entrevista por telefone, é difícil observar o que o empregador está pensando ou desejando, sendo que a solicitação de um feedback pode ser a melhor opção.
Para obtê-lo, é possível que o candidato questione se o empregador deseja saber mais sobre determinado assunto ou característica profissional que foi citada, procurando desenvolver uma conversa agradável.
Adeque a remuneração
Quando um empregador questionar sua posição em relação ao salário esperado, ou seja, expectativas suas sobre a remuneração, é necessário ser sincero, pois o valor que será dito, provavelmente, não terá alterações adicionais.
Ao tratar sobre remuneração e estipular um valor, é sempre indicado questionar ao empregador se o salário solicitado está de acordo com o que a empresa poderá pagar.