Enem dos Concursos bate recorde de inscritos; prazo termina hoje (9)
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) tornou-se o concurso com o maior número de inscritos na história do Brasil ao atingir a impressionante marca de 1,7 milhão de candidatos nesta quarta-feira (7), de acordo com informações do Ministério da Gestão.
Antes do CPNU, o concurso que detinha o recorde era o do Banco do Brasil, realizado em 2021, com 1,6 milhão de inscrições recebidas para vagas de escriturário.
O CPNU, que realizará sua primeira edição neste ano, permitirá aos candidatos concorrer a uma variedade de vagas abertas no serviço público através de uma única prova e o pagamento de uma única taxa de inscrição. O Ministério da Gestão alega que o objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos da administração pública federal.
Oportunidades disponíveis
No total, 6.640 oportunidades estão abertas, para candidatos de nível médio e superior, distribuídas entre 21 órgãos federais. Os aprovados atuarão em diversas cidades espalhadas pelos estados brasileiros e no Distrito Federal. Além disso, 5% do total de vagas de cada cargo serão reservadas para pessoas com deficiência (PCDs) e 20% para pessoas negras. No caso da Funai, 30% das oportunidades serão destinadas para indígenas.
Realização das provas
As provas do CPNU serão realizadas no dia 5 de maio, em 220 cidades brasileiras. Segundo afirmou a ministra Esther Dweck, 94% dos brasileiros estão a até 100 km de um local de prova.
Como se candidatar
Para se inscrever no concurso do CPNU, os candidatos devem preencher seus dados pessoais e selecionar um dos oito blocos temáticos disponíveis no site:
- Bloco 1 CNU – Infraestrutura, Exatas e Engenharias
- Bloco 2 CNU – Tecnologia, Dados e Informação
- Bloco 3 CNU – Ambiental, Agrário e Biológicas
- Bloco 4 CNU – Trabalho e Saúde do Servidor
- Bloco 5 CNU – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
- Bloco 6 CNU – Setores Econômicos e Regulação
- Bloco 7 CNU – Gestão Governamental e Administração Pública
- Bloco 8 CNU – Nível Intermediário
Dentro de cada bloco, é possível se candidatar a quantos cargos desejar, devendo classificá-los em ordem de preferência. A taxa de inscrição é de R$ 60 para vagas de nível médio e de R$ 90 para ensino superior.