Eleições 2024: até que horas é possível votar no 2º turno?

No próximo dia 27 de outubro, eleitores de 51 cidades brasileiras participarão do segundo turno das eleições municipais de 2024. 

Esta votação segue a mesma programação horária adotada no primeiro turno, realizado no dia 6 de outubro, utilizando o cronograma unificado implantado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em eleições gerais de 2022.

O horário de votação será o horário de Brasília, o que implica ajustes em algumas cidades devido aos diferentes fusos horários. Este sistema de horário unificado está sendo aplicado pela primeira vez em uma eleição municipal.

Como os fusos horários afetam o processo eleitoral?

Em cidades como Campo Grande (MS), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT) e Manaus (AM), o horário de votação será ajustado para o fuso horário local, das 7h às 16h. Entretanto, estas seções eleitorais abrirão e fecharão ao mesmo tempo que as outras cidades, garantindo sincronia nos horários de início e fim, que serão às 8h e 17h no horário local.

Para garantir que todos os eleitores possam exercer seu direito ao voto, aqueles que estiverem na fila após as 17h, horário de Brasília, poderão votar mesmo após o encerramento oficial das urnas.

Segundo turno

Das 51 cidades com segundo turno, 15 são capitais, representando uma parcela significativa das eleições municipais de todo o Brasil. 

De acordo com a legislação eleitoral brasileira, apenas municípios com mais de 200 mil habitantes podem ter segundo turno, quando nenhum candidato alcança mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno.

Horário da apuração dos votos

A apuração dos resultados começará a partir das 17h no horário oficial de Brasília, imediatamente após o fechamento das urnas.

A unificação dos horários de votação proporcionará uma apuração simultânea e mais rápida, um benefício adicional desta nova implementação do TSE nas eleições municipais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.