Quem diria que poderíamos nos encontrar em uma situação tão complexa quanto amar duas pessoas ao mesmo tempo? A ideia parece distante e quase irreal, mas acontece mais frequentemente do que imaginamos. Ficamos divididos, sem saber qual rumo seguir, com uma sensação parecida à de usar um sapato com número maior ou menor: desconfortável, confuso.
Essa agonia recai sobre nós e, às vezes, nos faz querer desistir de tudo. Larga mão dessa dualidade amorosa, mas, ao mesmo tempo, percebemos que também não queremos ficar sozinhos. Nessa tormenta de emoções, surgem dúvidas como: É errado amar duas pessoas ao mesmo tempo?
Amar duas pessoas é errado?
Amar não deveria ser considerado errado. O amor é algo belo e espontâneo. Iludir, enganar, isso sim é prejudicial. Amar é inevitável, é como um golpe certeiro: quando nos atinge, simplesmente vale. Quando essa emoção vem em dobro, no entanto, pode ser algo bem difícil de lidar.
Como lidar com essa situação?
Amar duas pessoas é como estar entre duas marés, cada uma puxando para um lado. Cada amor tem seu estilo, suas singularidades, que ao mesmo tempo diferem e se completam. Encontrar-se em meio a essa “salada emocional” pode levar a momentos de confusão e incerteza. Às vezes, a vida se encarrega de nos mostrar quem realmente vale a pena. Mas o importante é tomar um tempo para refletir, sentir a direção da correnteza, perceber os movimentos ao redor. Uma escolha dessas requer carinho, calma e paciência.
É possível prezar pela integridade emocional dos envolvidos?
Ao nos deparar com essa situação, precisamos ter cuidado com os sentimentos do outro. Decepção amorosa é algo muito doloroso e é importante agir com responsabilidade emocional. Deixar claro que você está indeciso pode ser o mais sensato. Isso ajuda a evitar a criação de expectativas e facilita o entendimento. Afinal, empatia é fundamental nessas sitáções: faça aos outros o que você gostaria que fizessem a você.
Apesar de todas as dificuldades, a vida deve continuar. Amar e ser amado é uma das melhores experiências do ser humano. Então, mesmo em meio a esta confusão, não deixe de viver e de se permitir amar e ser amado.