É fácil trabalhar por conta própria? Saiba como largar a CLT e ganhar dinheiro
Muitas pessoas têm o sonho de abrir um negócio e abandonar seu emprego com carteira assinada. Contudo, é importante entender que virar um profissional autônomo exige alguns cuidados.
Esteja ciente que é grande o índice de empresários que fecham as portas após os primeiros meses do seu negócio. Assim, para não ser mais um nas estatísticas, é importante ficar atento às suas características pessoais e possuir um bom planejamento.
De acordo com André Massaro, especialista em finanças pessoais, para virar autônomo é recomendável observar se consegue tolerar riscos, como também instabilidade financeira, pressão e incertezas. Depois, será preciso fazer o planejamento financeiro.
O planejamento deve considerar todos os custos pessoais do empreendedor, e os custos da empresa, incluindo os tributos.
Se está deixando um emprego estável, com carteira assinada, para virar autônomo, você deve contabilizar os benefícios junto com o salário, considerando o13º salário, férias, plano de saúde, entre outros. Além disso, é importante conferir os custos operacionais da nova empresa, como estoque e equipamentos, por exemplo.
Como trabalhar por conta própria
Antes de tomar a decisão de virar autônomo, você deve conhecer os valores dos seus ganhos, como o salário líquido e benefícios, como o plano de saúde.
Após isso, confira seus custos mensais para saber se possui condições para iniciar o empreendimento. Em algumas profissões, você pode fazer a transição de carreira em paralelo ao emprego atual, o que gera mais segurança financeira.
Também é recomendável possuir uma reserva de emergência, tendo, em média, o valor equivalente a 12 meses dos custos mensais para manter o padrão de vida.
É fundamental que, antes de desistir do emprego CLT, você realize uma pesquisa de mercado, conheça o próprio negócio, para avaliar se o que deseja vender tem aceitação junto ao público-alvo.
O ideal é criar um plano de negócios antes de se tornar um CNPJ. Assim, esse documento vai guiar o passo a passo do empreendedor, especialmente no início. Dessa forma, ao escrever o plano, dentre outras coisas, defina o objetivo do seu negócio e também faça uma estimativa dos gastos da empresa.