A Santa do dia 05/02, celebramos a vida e a santidade de um dos mais notáveis membros da comunhão dos santos: Santa Adelaide de Vilich. Quem é o santo do dia e qual é a sua história? Neste texto jornalístico, mergulharemos nas páginas da vida e na devoção desse santo ou santa, cujo legado continua a iluminar o caminho da fé para milhões ao redor do mundo. Acompanhe-nos nesta jornada de descoberta e inspiração, enquanto exploramos os feitos e a espiritualidade que tornam Santa Adelaide de Vilich digna de ser lembrada e celebrada neste dia especial.
Santa Adelaide de Vilich
Santa Adelaide nasceu na Alemanha por volta de 960, em uma nobre família, sua educação foi confiada às cônegas de São Jerônimo, no mosteiro de Santa Úrsula, em Colônia. Lá, ela se antiguiu por sua dedicação aos estudos e vida devota. Após a perda de seu irmão, Adelaide foi beneficiada com a herança que lhe foi concedida por seus pais, sendo parte dessa herança utilizada para a contrução de um mosteiro de cônegas em Vilich, próximo à Bonn. Adelaide foi indicada para ser a primeira madre abadessa deste mosteiro, aceitando a responsabilidade a despeito de sua tenra idade.
Adelaide e a Regra de São Bento
Em seu mosteiro, após alguns anos, Adelaide introduziu a Regra de São Bento, uma reforma substancial que envolvia um estilo de vida mais ascese e vida em comunidade. Na sequência, após a morte da sua irmã, abadessa do mosteiro de Santa Maria em Colônia, Adelaide foi convidada a dirigir também esse mosteiro pelo bispo da cidade, Santo Eriberto. Descrevem-na como uma líder capaz de combinar discrição, sabedoria e caridade ao servir em ambos os mosteiros. Além disso, Adelaide é conhecida pelos seus dons místicos e pela eficácia de suas intercessões, através das quais muitos milagres são atribuídos a ela.
Como Adelaide se tornou Santa Alice?
Em 5 de fevereiro de 1015, Santa Adelaide partiu deste mundo, e, seguindo seus desejos, seu corpo foi enterrado no claustro do mosteiro de Vilich. No entanto, a quantidade crescente de peregrinos que visitavam sua tumba levou, anos depois, ao transporte de seus restos mortais para a igreja. A devoção à Santa Adelaide atravessou fronteiras, alcançando a França, onde ela é conhecida como Santa Alice. Essa diferença de nomes ocorre graças ao desenvolvimento das línguas: Adelaide, que provém do germânico “Athalaid”, se traduz como “Alis” no francês arcaico, e, após um processo de latinização, tornou-se “Alicia”, de onde deriva Alice.
O Legado de Santa Adelaide
A figura de Santa Adelaide, venerada séculos após sua morte, serve de inspiração para milhares de fieis. Sua vida de dedicação à Deus e aos trabalhos eclesiásticos engrandeceu a fé e a devoção de muitos. Sua história continua sendo contada, guiando aqueles que buscam a santidade e a busca de uma vida plena de virtudes. A travessia do tempo só faz amplificar a influência de Santa Adelaide, cuja presença ainda se faz sentida por meio de suas intercessões e milagres. Sua memória permanece viva nos corações daqueles que encontram inspiração em sua devoção e santidade.