Dirigir descalço é proibido? Saiba o que diz a lei de trânsito brasileira

Quando alguém consegue a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve prestar atenção a algumas regras, estabelecidas para melhorar a segurança no trânsito. No entanto, ainda há dúvidas em relação ao que pode ou não fazer, como a questão se é permitido dirigir descalço.

Alguns condutores esqueceram o que, de fato, diz a lei sobre dirigir com os pés descalços. Por isso, é importante esclarecer se essa conduta pode gerar multa ou até outras punições mais graves.

Não é ilegal dirigir descalço no Brasil. Dessa forma, a prática está livre de multa como muitas pessoas pensam. Assim, é permitido conduzir veículo descalço tanto na estrada quanto na cidade, como consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Porque não existe nenhuma menção explícita sobre o tema, alguns motoristas podem optar por dirigir descalços. No entanto, no artigo 252 é destacado que os condutores não podem dirigir usando calçados que não fiquem firmes nos pés ou que comprometam o uso dos pedais, como é o caso de chinelos de dedo e sapatos de salto alto.

Os condutores pegos descumprindo o artigo 252 podem pagar multa de R$ 85,13, além de receberem 4 pontos na carteira.

Dirigir descaço é uma prática segura?

Foi esclarecido que dirigir descalço não gera multa ou outras punições, no entanto, especialistas não recomendam a prática. Essa ação é caracterizada como insegura e com riscos de acidentes.

Existem algumas razões que sugerem usar sapato ao ficar atrás do volante. Uma delas é que os pés descalços podem transpirar e escorregar do pedal mais facilmente. O mesmo pode ocorrer com sapatos com a sola molhada, que também devem ser evitados.

Além disso, dirigir descalço pode ser considerado como sinônimo de distração. Assim, se o motorista se envolver em um acidente estando sem sapato, o agente de trânsito e de segurança pode incluir esse dado nos autos.

Em caso de acidente, estar com os pés descalços aumenta o risco de ferimentos e limita a capacidade de sair do local para um ambiente seguro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.