Dinheiro em conta do Bolsa Família? Saque neste prazo antes que ele desapareça
Você sabia que o Bolsa Família possui um prazo específico para que o dinheiro seja retirado? O Governo Federal define um período máximo dentro do qual o benefício deve ser movimentado ou sacado presencialmente. Se o beneficiário não cumprir essa determinação, seu auxílio pode ser bloqueado temporariamente.
A partir do dia 17 de setembro, começa a liberação do saque do Bolsa Família deste mês, beneficiando mais de 20 milhões de famílias com, no mínimo, R$ 600. Além desse valor base, o governo também oferece adicionais como incentivo, que variam conforme a composição familiar e outras necessidades específicas.
Qual é o prazo máximo para saque do Bolsa Família?
De acordo com a legislação vigente, o prazo para sacar o Bolsa Família é de até 120 dias após o depósito. Este é o período no qual a quantia deve ser movimentada. Caso contrário, o valor será bloqueado e o beneficiário precisará comprovar que ainda atende aos critérios do programa para desbloquear o benefício.
Por exemplo, o pagamento referente a setembro deve ser movimentado até janeiro de 2025. O não cumprimento desse prazo pode indicar ao governo a falta de interesse do beneficiário em continuar recebendo a assistência financeira..
Como realizar o saque?
Existem diversas formas de sacar o Bolsa Família. O saque pode ser feito pessoalmente nas agências da Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas, mediante a apresentação de um documento de identificação com foto e o cartão do programa, ou apenas um documento com foto.
Alternativamente, os beneficiários podem movimentar o valor de forma online utilizando os recursos disponíveis no aplicativo Caixa Tem, como PIX, transferências e pagamento de boletos.
Dicas para evitar o bloqueio do benefício
Para evitar o bloqueio do Bolsa Família, é fundamental ficar atento ao prazo de saque e manter os dados atualizados. Caso você não consiga acessar o aplicativo Caixa Tem ou perdeu o cartão do programa, procure uma agência da Caixa para resolver o problema o mais rápido possível e garantir o recebimento contínuo do benefício.
Nunca tive direito a nada, auxílio emergêncial, redução tarifa social muito menos direito ao bolsa família.