Cursos gratuitos EduTech 2021 PR
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná está oferecendo cursos voltados da área tecnológica para docentes e para estudantes; para tanto, foi inaugurado o EduTech 2021.
O objetivo é fazer com que os doces e os estudantes tenham as suas opções de trabalho ampliadas no futuro: a grande necessidade dos profissionais de tecnologia foi o que fez o governo do Paraná optar pelas chamadas trilhas de aprendizado que são oferecidas aos participantes.
Os cursos do EduTech serão de longa duração, indo até o final do ano, quando as aulas de 2021 acabarem.
Para os estudantes, existe uma faixa etária na qual eles devem se enquadrar se quiserem fazer os cursos tecnológico: entre os 14 e os 16 anos.
Alguns cursos são específicos para os docentes, enquanto outros são recomendados para diferentes faixas da educação básica. No geral, eles são os seguintes:
- Programação front-end com HTML e CSS
- Desenvolvimento mobile baseado em JavaScript
- Games e animações
- Ciência de dados
- Programação em Python e em Java
Como fazer a inscrição
Quem deseja participar do EduTech precisa somente acessar http://www.educacao.pr.gov.br/programacao#. Os professores já conseguem inscrever-se, devendo fazer isso até 31 de março. No mesmo dia, começam as inscrições dos estudantes da Educação Básica e elas continuam até 31 de maio.
No link, haverá um botão exclusivo para a inscrição dos professores e outro para os alunos da educação básica.
O edital detalhado do EduTech 2021 está liberado para leitura em http://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-03/edital032021_dti_seed.pdf.
O que é preciso para fazer o curso do EduTech?
O governo do Paraná não solicita que os professores ou os estudantes da Educação Básica tenham conhecimentos anteriores em tecnologia antes de fazer o curso do EduTech.
No entanto, é solicitado que se tenha um computador com memória RAM de 4GB ou mais, sendo isso muito necessário para que todos os arquivos do curso, que é digital, sejam acessados com qualidade.
Caso o professor ou o estudante decida fazer outro curso em vez daquele que escolheu inicialmente, há um prazo de um mês para a mudança.