Recentemente, no dia 2 de dezembro, um encontro de comunicadores católicos ocorreu nas Filipinas, no qual o bispo auxiliar de Cebu, dom Midyphil Billones, deu uma importante mensagem. Ele pediu que esses comunicadores não se prendessem à contagem de seguidores, mas na mensagem de fé que estão compartilhando.
Segundo o bispo, os seguidores que realmente importam são aqueles que são levados a Jesus, não aqueles que são conquistados por popularidade. Essa mensagem foi entregue durante o 12º Catholic Social Media Summit (CSMS), na Escola do Sagrado Coração – Ateneo de Cebu, na cidade de Mandaue. Este evento contou com a presença de 400 jovens, incluindo aqueles que participaram de maneira virtual.
A mensagem de Dom Billones
Um dos principais pontos da mensagem de Dom Billones foi a relevância do conteúdo transmitido, enfatizando que “Cristo é o conteúdo”. Ele aconselhou os comunicadores a não se tornarem obcecados pelo “sistema de seguidores”. Dom Billones reforçou a importância de encorajar as pessoas a encontrar força na fé. Ele falou: “Como mensageiro, é preciso ganhar seguidores, mas seguidores de Cristo. Não fiquem frustrados mesmo que só cinco pessoas estejam assistindo à transmissão ao vivo ou que apenas 12 pessoas tenham gostado de sua postagem”.
A arte de construir pontes
Além de discutir a importância do conteúdo, o bispo também falou sobre a necessidade de conectividade. Ele disse que o comunicador católico deve aprender “a arte de construir pontes”. Ele afirmou: “Há também almas que desejam ser alcançadas. Existem mentes sedentas que precisam de iluminação e existem corações que anseiam por conexões significativas, não por pescar gatos ou se relacionar com um avatar. Nós podemos fazer a diferença”.
O evento foi um esforço conjunto entre a arquidiocese de Cebu, o grupo YouthPinoy e o Gabinete de Comunicação Social da Conferência Episcopal das Filipinas (CBCP), e contou com a presença de membros do ministério da comunicação social e profissionais dos meios católicos de diversas dioceses, congregações e organizações eclesiais.
Agora, comunicadores católicos das Filipinas estão voltando para suas respectivas comunidades, levando consigo a mensagem do bispo e a motivação para continuarem seu trabalho, não se prendendo à contagem de seguidores, mas ao impacto positivo que estão tendo na vida das pessoas. Eles foram lembrados que, mesmo que o público alcance cinco ou doze pessoas, a verdadeira validação vem do impacto de sua fé na vida das pessoas.