O desejo de explorar outros planetas e espaços, além da Terra, tem levado diversas agências espaciais, inclusive a NASA, a elaborar projetos para estabelecer bases semipermanentes na Lua. Nosso satélite natural pode se tornar uma nova fronteira de avanço científico e uma possibilidade para a existência humana em espaço extraterrestre. Contudo, um desafio se apresenta: Como construir estradas e plataformas de aterragem na superfície lunar?
De acordo com pesquisadores da Faculdade de Engenharia Mecânica e Ciência dos Materiais da Aalen University, na Alemanha, a solução pode estar na utilização de lasers para derreter o solo lunar, transformando-o numa substância sólida e adequada para tal. O estudo foi publicado na revista científica Scientific Reports.
Por que é necessário ter estradas e plataformas de aterragem na Lua?
A questão do solo lunar é um desafio para a astronautica. A poeira lunar, bastante fina e facilmente agitada pela gravidade baixa do satélite, pode danificar o equipamento e interferir nas pesquisas. Além disso, transportar materiais necessários da Terra para construção na Lua seria uma tarefa hercúlea e pouco viável.
Os lasers podem auxiliar na construção lunar?
No estudo alemão, os pesquisadores exploraram o potencial do laser na transformação do solo lunar em uma superfície sólida. O teste mais eficaz usou um feixe de laser com 45 milímetros de diâmetro, capaz de formar triângulos ocos de cerca de 250 milímetros. As peças derivadas desta operação poderiam ser unidas para criar estruturas sólidas na Lua.
E como se daria isto na prática?
Para a aplicação no satélite natural, a pesquisa sugere a necessidade de uma lente de 3,37 metros quadrados de área, que seria transportada da Terra. Esta lente seria usada para concentrar a luz solar, agindo como um “laser solar”. Essa abordagem permitiria a produção de material de construção lunar com um equipamento relativamente pequeno, tornando a ideia mais viável.
Essa é uma proposta intrigante que demonstra o quanto a ciência e a tecnologia podem colaborar para a exploração espacial. A ‘corrida à Lua’ pode estar perto de ganhar um novo capítulo, graças aos avanços no uso de laser no campo da astronautica.