Concurso unificado CONFIRMA data de divulgação do edital
Falta pouco menos de uma semana para a publicação dos editais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Os documentos serão publicados no dia 10 de janeiro, na próxima quarta-feira, e trarão consigo informações como:
- 1. Blocos temáticos;
- 2. Conteúdos das provas;
- 3. Critérios de classificação e desclassificação;
- 4. Lista de espera;
- 5. Cadastro reserva;
- 6. Validade do certame;
- 7. Composição das notas finais.
Vale mencionar que as inscrições vão de 19 de janeiro até 9 de fevereiro de 2024, com a realização da prova sendo no dia 5 de maio do mesmo ano. Portanto, se você almeja prestar o concurso, é preciso ficar atento para não perder as datas importantes.
Edição inédita
“Estamos falando de uma metodologia inovadora. A aplicação das provas, por exemplo, que ocorrerá em 220 cidades de todo Brasil, é um feito inédito que exige uma preparação inédita também“, disse Regina Camargos, secretária adjunta de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Em parceria com a banca responsável pela aplicação do certame, o Centro de Seleção de Candidatos ao Ensino Superior do Grande Rio (Cesgranrio), o número de cidades foi ampliado para garantir que regiões metropolitanas tenham provas em mais de uma cidade.
Inovações
Além de prever uma inscrição única que valerá para selecionar os candidatos para mais de um órgão, o CPNU contará com outros métodos inovadores, como a participação ativa dos órgãos de controle desde o lançamento do certame. “Não apresentamos para os órgãos de controle um resultado final, entende? Eles participaram de todas as reuniões e deram contribuições valiosas desde o princípio“, destacou Camargos.
Outra novidade é a busca pela igualdade de oportunidades de acesso aso cargos públicos efetivos. A secretária adjunta afirmou que o objetivo é democratizar o acesso às vagas, uma vez que muitas pessoas sequer conseguiam prestar concursos porque precisavam se deslocar para outros estados, o que muitas vezes pode ser uma tarefa complicada. Por fim, Camargos salientou que o CPNU deve priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público.
Locais de aplicação das provas
Para realização do certame, foram selecionadas cidades e arranjos populacionais com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, caso o município escolhido não tenha estrutura adequada para a realização do concurso, as provas serão aplicadas em cidades próximas.
A opção de realizar o CPNU em 180 cidades espalhadas pelo Brasil, como informado anteriormente, tem como objetivo democratizar o acesso da população às vagas do serviço público. Dessa forma, a distribuição ficou da seguinte maneira:
- 39 cidades da região Norte;
- 54 cidades da região Nordeste;
- 20 cidades da região Centro-Oeste;
- 44 cidades da região Sudeste;
- 23 cidades da região Sul.