Concurso PMRJ abre novas vagas após desistência de candidatos
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou que o concurso público da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) teve 1.971 pedidos de devolução da taxa de inscrição, significando um número equivalente de desistências. Com a atualização da demanda, são agora 117.628 candidatos na disputa pelas 2 mil vagas, representando uma concorrência de aproximadamente 58 candidatos por vaga.
A aplicação das provas objetiva e discursiva do concurso PMERJ foi confirmada para o dia 7 de abril, após a Justiça do estado decidir pela manutenção da data anteriormente anunciada pelo governador Cláudio Castro.
A reaplicação do concurso acontece após denúncias de fraude na primeira rodada, em agosto do ano passado, que culminaram na prisão de 20 pessoas durante a aplicação das provas. A estrutura das provas e os critérios de avaliação serão mantidos na retomada do certame.
A FGV também divulgou que não haverá mais restrição de vagas para as candidatas do sexo feminino, conforme decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucional o limite de 10% das vagas para essa parcela dos inscritos.
Vagas e remuneração no concurso da PMERJ
O concurso PMERJ oferece 2 mil vagas para contratação imediata, sendo 1.800 para soldados masculinos e 200 para soldados femininos. A remuneração inicial para os alunos em curso de formação é de R$ 2.956,41, aumentando para R$ 5.233,88 após a formação.
Os profissionais também têm direito a diversos benefícios, como auxílio-transporte, gratificação por habilitação profissional, gratificação por regime especial de trabalho e gratificação por risco de atividade militar.
O concurso público da PMERJ contará com as seguintes etapas:
- 1ª etapa: Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- 2ª etapa: Prova Discursiva (redação), de caráter eliminatório e classificatório;
- 3ª etapa: Preenchimento do FIC e verificação dos requisitos para inscrição o Concurso Público, de caráter eliminatório;
- 4ª etapa: Exame Antropométrico, de caráter eliminatório;
- 5ª etapa: Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
- 6ª etapa: Exame Psicológico, de caráter eliminatório;
- 7ª etapa: Exame de Saúde, de caráter eliminatório;
- 8ª etapa: Exame Social e Toxicológico, de caráter eliminatório;
- 9ª etapa: Avaliação Documental, de caráter eliminatório.
Os candidatos permanecem sendo avaliados por meio de 50 questões sobre as seguintes áreas:
- Língua Portuguesa: 10 questões;
- Matemática Básica: 10 questões;
- Noções de Direitos Humanos: 10 questões;
- Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ: 10 questões;
- Noções de Direito Penal e Processo Penal: 10 questões.
Mais informações podem ser obtidas no site da FGV.