Concurso CAIXA 2024: governo define data do exame após enchentes no RS
O Rio Grande do Sul atingiu o estado de calamidade pública em decorrência das fortes chuvas. Por causa disso, muitas pessoas estão preocupadas se haverá condições de aplicar as provas do concurso Caixa.
Os exames estão previstos para o dia 26 de maio. Na última sexta-feira, 03/05, foi adiada a data de aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado.
Contudo, de acordo com o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, até o momento não há previsão de adiamento.
Além disso, a banca organizadora do concurso da Caixa, a Fundação Cesgranrio, que também é responsável pelo Concurso Nacional Unificado, informou em relação ao concurso da Caixa que ainda não se cogita um adiamento das provas.
De acordo com a banca, nesses primeiros dias, estarão acompanhando toda a situação e qualquer decisão será comunicada mais à frente. Dessa forma, até o momento, as provas do concurso da Caixa seguem mantidas para o dia 26 de maio.
Diferentemente do Concurso Nacional Unificado, o concurso da Caixa tem a sua concorrência regional. Assim, no ato da inscrição o candidato escolheu, além do cargo, o estado e o polo em que desejava concorrer.
Dessa forma, cada lugar possui a sua oferta de vagas pré-estabelecida em edital. Por isso, no concurso da Caixa é possível adiar as provas somente em um estado, pois não acarretaria em ferir o princípio da Isonomia.
O concurso Caixa tem mais de 100 mil inscritos no Sul
Foi divulgada a demanda de inscritos do concurso da Caixa por Estado e polo pela Fundação Cesgranrio. Ao todo, 1.201.097 de inscrições foram confirmadas e, deste total, 118.200 candidatos concorrem para vagas na Região Sul do país, sendo:
- Paraná: 48.629 inscritos
- Rio Grande do Sul: 47.770 inscritos
- Santa Catarina: 21.801 inscritos
Agora, confira a demanda por cidade para o cargo de técnico bancário novo (a carreira mais procurada no concurso da Caixa):
- Caxias do Sul: 7.903 inscritos
- Passo Fundo: 5.020 inscritos
- Pelotas: 5.257 inscritos
- Porto Alegre (Região Metropolitana): 16.126 inscritos
- Santa Maria: 6.649 inscritos