As entrevistas de emprego costumam ser motivos de grande ansiedade para os candidatos a uma vaga no mercado de trabalho. De fato, motivos não faltam: afinal os resultados da conversa podem te deixar mais perto de uma colocação profissional ou, em contrapartida, coloca-lo de fora da disputa.
Embora a ocasião seja importante, não deve ser vista como um bicho de sete cabeças. Confira algumas dicas para se sair bem e passar uma boa impressão:
- – É importante ter o maior número possível de informações quanto a empresa. Isso demonstra interesse e conta vários pontos a favor.
- – A pontualidade é um critério bastante observado durante a seleção. Chegue ao local da entrevista com pelo menos quinze minutos de antecedência.
- – Seja gentil não apenas com o entrevistador, mas também com os demais funcionários não importando qual seja o posto: segurança, auxiliar de limpeza ou recepcionista. Trate bem a todos.
- – Desligue com antecedência seu celular ou qualquer aparelho cujo som possa interromper a conversa.
- – Até os pequenos atos são observados: portanto pedir licença antes de entrar, esperar pelo cumprimento e pelo convite para sentar já fazem parte da imagem que o candidato deseja passar para o entrevistador.
- – Por mais nervoso que esteja, tente manter sua expressão serena.
- – Se estiver carregando uma pasta ou bolsa nunca coloque o objeto sobre a mesa do entrevistador. Mantenha-os em seu colo ou em outra cadeira vazia, se houver.
- – Cuidado com a postura. Não fique sentado de qualquer jeito. Uma postura correta passa imagem de credibilidade e confiança.
- – Olhe nos olhos do entrevistador. Assim como a postura correta, essa atitude demonstra foco e segurança.
- – Nada de gírias ou de chicletes. Não se trata de uma conversa entre amigos e sim de um compromisso profissional.
- – Não queira passar impressão de intimidade ou falar demais. Respondao que lhe for perguntado e o que for necessário, mas também não precisa agir como um robô.
- – Faça perguntas, mas não somente sobre salários. Pergunte sobre o funcionamento da empresa, ou outros detalhes. Interesse é muito bem visto por quem conduz a entrevista.
- – Não minta para o entrevistador. Porém em caso de perguntas sobre o antigo trabalho que possam gerar respostas comprometedoras, o melhor pode ser omitir.
- – No fim da entrevista, aja da mesma maneira com que entrou na sala: seja educado e agradeça a atenção que lhe foi dedicada.
Viu? Não precisa ter medo. Agindo com segurança e seguindo essas dicas você poderá ter um bom desempenho, e quem sabe ficar mais perto da vaga que tanto deseja?