Colégio Naval: veja os requisitos para estudar na Marinha
O Colégio Naval, localizado em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, é uma instituição de ensino médio da Marinha do Brasil. Seu objetivo é preparar os jovens para compor o Corpo de Aspirantes da Escola Naval. No entanto, muitas pessoas ainda confundem o Colégio Naval com a Escola Naval.
A principal diferença entre os dois é o nível de ensino. O Colégio Naval destina-se a candidatos que concluíram o ensino fundamental e ingressarão no ensino médio. A Escola Naval, por sua vez, é destinada àqueles que já completaram o ensino médio e desejam fazer o ensino superior.
Depois de passar pelo rigoroso processo seletivo e adentrar no Colégio Naval, os alunos estudam uma variedade de disciplinas, incluindo Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola. Além disso, eles também estarão expostos a assuntos como História, Geografia, Filosofia, Biologia, Química, Física, Sociologia e Informática. Isso sem esquecer o Ensino Militar-Naval, elemento-chave da instituição.
Com a formação no Colégio Naval, os alunos se tornam Aspirantes na Escola Naval. Ao longo dos anos, os oficiais graduados têm a oportunidade de avançar em suas carreiras, ocupando vários postos na Marinha do Brasil, que variam de Segundo-Tenente a Almirante de Esquadra.
Os alunos recebem diversos benefícios durante seu tempo no Colégio Naval, como alojamento, alimentação e assistência médica gratuitos. Eles também têm direito a um “soldo”, uma espécie de salário que pode chegar a R$ 1.398,30.
Como ingressar no Colégio Naval
Os candidatos interessados em ingressar no Colégio Naval devem pagar uma taxa de R$ 90,00 e se inscrever para o concurso por meio do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha. É importante lembrar que, para realizar a inscrição, o candidato deve ter o consentimento de seu responsável legal. Além disso, eles devem atender a outros requisitos específicos, como:
- Ser brasileiro nato;
- Ter 15 anos completos e menos de 18 no dia 1º de janeiro do ano da matrícula no curso;
- Ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental;
- Não ter filhos ou dependentes (Exceto cônjuge ou companheira, de acordo com o item 3.1.10 do Edital), assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos do Colégio Naval;
- Ter idoneidade moral e bons antecedentes para a situação de futuro oficial da Marinha do Brasil; e
- Estar em dia com as obrigações civis e militares.
A Marinha do Brasil anunciou recentemente o Edital do Concurso do Colégio Naval para 2024, oferecendo 155 vagas, com inscrições de 15 de fevereiro a 14 de março. Confira mais informações aqui.